30 NOV 2021
Esportes promove Inclui Valinhos nesta segunda-feira, 29

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (SEL), promoveu nesta segunda-feira (29) o Inclui Valinhos, que são atividades esportivas adaptadas. O evento abre a Semana da Pessoa com Deficiência, realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, com apoio das Secretarias de Assistência Social, Esportes e da Educação, e se estende até dia 3 de dezembro.
O evento aconteceu das 9 horas às 12 horas, no Pavilhão do Parque da Festa do Figo. “O Inclui Valinhos deste ano ofereceu cinco modalidades esportivas adaptadas, que são o Para Badminton, Futebol Adaptado, Vôlei Sentado, basquete cadeirante e Circuito Vendado/Chute a Gol”, explicou o secretário de Esportes e Lazer (SEL), Felipe Zani.
Participaram das atividades 71 alunos da Rede Municipal de Ensino e 13 alunos com deficiência de Instituições Especializadas, como APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) e ACESA Capuava (Associação Cultural Educacional Social e Assistencial).
“Nosso intuito é dar continuidade ao processo iniciado com curso de capacitação para professores em Esportes e Atividade Física Adaptada, promovido pela Secretaria, como parte do Projeto Esportes e Atividades Físicas Adaptadas, o PEAFA”, explicou o secretário. A Secretaria de Educação e de Esporte disponibilizaram transporte e lanches para os alunos participantes.
O evento contou com a presença de diversos secretários do Executivo e do Legislativo municipal, além de membros do Conselho Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência.
Semana da Pessoa com Deficiência
A semana será marcada por uma programação que envolve discussões sobre políticas públicas para pessoas com deficiência, sua inclusão social por meio do esporte e o mercado de trabalho. O evento será realizado na sede da Câmara Municipal de Valinhos, em apoio ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, comemorado no dia 3 de dezembro.

Programação:
USO DA TRIBUNA NA C MARA MUNICIPAL
30/11 – terça-feira
Representante do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência na conscientização do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência.

MERCADO DE TRABALHO PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
01/12 – quarta-feira
Envio de folder informativo, por e-mail, para empresas estabelecidas no Município.

MESA REDONDA: POLÍTICAS PÚBLICAS PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
02/12 – quinta-feira, das 9h00 às 12h00
Local: Câmara Municipal de Valinhos
Participação: Professora Doutora Talita Cruz; Tathiane Boldarini de Camargo, secretária de Assistência Social de Valinhos; Claudia Regina de Melo Melchert, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Vereador André Amaral, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Maria Teresa Del Niño Jesus E. S. Amaral, presidente do Conselho Municipal da Assistência Social; Andréia Gomes Araújo, APAE Valinhos; Graziele Medina, ACESA Capuava; Jerles Freitas, advogado presidente da Comissão de Direito PcD da OAB de Sumaré.

MESA REDONDA: INCLUSÃO SOCIAL PELO ESPORTE PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
03/12 – sexta-feira, das 9h00 às 12h00
Local: Câmara Municipal de Valinhos
Participação: Professor Doutor Edison Duarte; José Felipe Goulart Zani, secretário de Esportes e Lazer; Claudia Regina de Melo Melchert, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência; Professor Doutor Thiago Augusto Costa de Oliveira, PEAFA Valinhos; Renata Lobo Catusso, ACESA Capuava; Fabiano Jesuíno e Daniela Bessegio, APAE Valinhos; Representantes do Poder Legislativo da Câmara Municipal de Valinhos; Rafael Atkinson Carvalho, acompanhado por seu pai, Maurício Carvalho, do Time de Futsal Down de Campinas.