03 DEZ 2021
SAÚDE
Prefeitura de Valinhos reduz fila de espera em consultas de oftalmo com mutirão neste sábado
A Prefeitura de Valinhos dá início neste sábado (4) a uma ação para reduzir a espera por consulta na especialidade de oftalmologia. Os pacientes, que foram agendados previamente pela Secretaria de Saúde para participar do mutirão, já aguardam na fila pelo atendimento há anos. Neste sábado estão marcadas 161 consultas no Centro de Especialidades de Valinhos, e a expectativa é que um total de 800 pessoas passem por consultas na especialidade em outros sábados de mutirão.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o mutirão tem como objetivo atender as consultas represadas no município por meio do convênio com o Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas), que possibilitará o atendimento com a presença de três médicos oftalmologistas credenciados no consórcio, no decorrer do dia.

“Os pacientes em fila de espera há anos, aproximadamente 800 pessoas, estão sendo contatados pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, e estão sendo agendados para participar dos mutirões em nestes nos próximos sábados. Assim, será possível o atendimento dos pacientes aqui na própria cidade por estes médicos credenciados pelo Cismetro e equacionar o represamento de consultas nesta especialidade”, destacou a prefeita Capitã Lucimara.

A prefeita informou que o mutirão pelo Cismetro é mais uma etapa de um investimento importante na área da saúde, que vai atender, diretamente, as necessidades urgentes da população valinhense. “Infelizmente, há pessoas, na cidade, aguardando há meses, e até anos, para realizar exames. Na prática, nas etapas seguintes pelo convênio com o Cismetro, poderemos atender ainda mais as demandas reprimidas, reduzir as filas de esperas por consultas, exames e procedimentos e equacionar os investimentos em saúde”, disse a prefeita.

Além das consultas com oftalmos, a população de Valinhos, que depende da rede municipal de Saúde, também já foi beneficiada com outros atendimentos por meio do Cismetro este ano, desde que houve a assinatura do convênio no segundo semestre de 2021, como 3,5 mil exames de diagnóstico por ultrassonografia através de contratação de uma clínica especializada e credenciada no sistema.

Outros investimentos
Neste ano, a Prefeitura de Valinhos, também por meio da Secretaria de Saúde, realizou procedimento licitatório para diversas especialidades como endoscopia, colonoscopia, Holter, esforço ergométrico, eletroencefalograma, polis sonografia, eletroneuromiografia, ecocardiograma fetal, ressonância magnética, tomografia, cintilografia óssea, densitometria óssea, eco doppler venoso, MAPA, espirometria, mamografia, audiometria, biópsias de tireoide e próstata. Esta relação resultou, neste ano, num total de 21 mil exames disponíveis à população, sendo todos esses realizados na região de Campinas ou em Valinhos, resolvendo uma demanda antiga da população que tinha que se deslocar a São Paulo para realização de exames.

Houve ainda no último mês de outubro a realização de mutirão de mamografias e Papanicolau para a prevenção do câncer de mama e câncer do colo do útero, respectivamente, durante a ação Outubro Rosa, quando mais de 100 mulheres foram encaminhadas para o exame de mamografia e também passaram por coleta do Papanicolau e outras 100 também tiveram a oportunidade de serem atendidas na mesma ação em mais um mutirão no mesmo mês e no CAM (Centro de Atenção à Mulher).

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos