Com o intuito de promover uma série de atividades culturais e educativas nas creches municipais, a Prefeitura de Valinhos, por meio das Secretarias de Educação e de Cultura e Turismo, realizou entre os dias 2 e 11 de dezembro uma peça teatral com fantoches com o tema "O Natal Mágico do Papai Noel", que percorreu 11 CEMEIs (Centros Municipais de Educação Infantil), encantando os alunos da rede municipal, dentro do projeto "Teatro na Educação".
Com texto e direção de Alfredo Ribeiro, a peça teve como objetivo presentear as crianças no encerramento do ano letivo, proporcionar a todas elas novas experiências e estimular a imaginação. "A ação foi uma excelente oportunidade para introduzir arte, trabalhando de maneira lúdica, criativa e divertida, o aprendizado e a importância de semear sentimentos, que são esquecidos na época de Natal", comenta Alfredo Ribeiro.
Fantoches - A história da peça se passa em uma colina onde moravam e trabalhavam os amigos Boizinho, Mumu e Celestino. Eles foram surpreendidos com a presença do bom velhinho, que já chegava dizendo que não queria mais ser Papai Noel e não iria aparecer e nem entregar presentes na noite do Natal, por estar triste com muitas pessoas que nessa época só pensavam em dinheiro e não lembravam do verdadeiro espírito de Natal. Os carismáticos personagens tentavam convencer o Papai Noel a não desaparecer, mas o problema só foi resolvido com a entrada de outro personagem muito querido das crianças, uma grande surpresa para todos.
Cemeis - A atração teatral foi realizada nas Cemeis Martinho Calzavara, no Parque Portugal; Antônio Montero Filho, no Jardim São Marcos; Papa João Paulo II, na Vila Santana; Professor Osvaldo Muller, no Jardim América II; Lápis de Cor, na Vila Embaré; Escola de Educação Infantil A B C, no Jardim Alto da Boa Vista; Waldomiro Amaral, no Capuava; Instituto Educacional Castelo Baluarte, no Jardim Pinheiros; Escola de Educação Infantil Conhecer, na Vila Pagano; Cemei Alberto Juliano Serra, no Jardim Maracanã e no Carrossel – Escola de Educação Infantil, na Vila Embaré.