08 DEZ 2021
SERVIÇOS PÚBLICOS
Valinhos comemora 10 anos do Relógio de Sol do CLT com manutenção e pintura no equipamento

No dia 14 de dezembro, a cidade de Valinhos comemora 10 anos da inauguração do Relógio de Sol, localizado no Centro de Lazer do Trabalhador Ayrton Senna da Silva (CLT). Em valorização a esse patrimônio tão importante que foi inaugurado em 2011, a Prefeitura de Valinhos por meio da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, realizou a manutenção e pintura do equipamento.

A obra é resultado de um projeto iniciado pelo Prof. Paulo Sergio Bretones junto à Prefeitura nos anos de 2008 e 2009, com atividades de ensino e divulgação de Astronomia nas escolas municipais de Valinhos. As ações foram desenvolvidas com turmas de 5ª a 8ª séries, conforme o programa escolar de cada série, e a construção de um relógio de Sol em uma praça da cidade também fazia parte das ações do projeto, a qual foi concluída em 14 de dezembro de 2011.

“Atividades de construção de relógios de Sol nas escolas têm um grande potencial e podem motivar os alunos para o estudo de várias disciplinas como História, Geografia, Ciências e Matemática. Fico muito honrado pela existência do relógio de Sol, que certamente é considerado um patrimônio da cidade e, esperamos que seja conservado e considerado um legado por futuras gerações”, destacou o professor e criador do relógio, Paulo Sergio Bretones.

Seguindo o cronograma escolar da época, foram realizadas com os alunos as seguintes atividades: para a 5ª série: palestra geral e introdutória; 6ª série: construção de kits de relógios de Sol; 7ª série: atividades sobre Sistema Solar em escala; 8ª série: visitas ao Observatório de Abrahão de Moraes, da USP; Classes de Educação de Jovens e Adultos (EJA): palestras e sessões de observação do céu. Também foram realizados cursos preparatórios para a XII Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Ao todo, foram 164 atividades com a participação de 4585 alunos.

Funcionamento do Relógio de Sol

O Professor Paulo explica que desde o Egito antigo, há cerca de 1500 anos antes de Cristo, relógios de Sol foram construídos ao longo da história e até hoje são verdadeiras obras de arte instaladas em praças e parques de muitas cidades do mundo. Os tipos mais comuns são o horizontal, o vertical e o equatorial, dependendo da posição do mostrador das horas.

No caso do relógio de Sol de Valinhos, do tipo equatorial, a haste é apontada para o pólo celeste sul e está inclinada em um ângulo de cerca de 23º, que é a latitude local. A leitura é feita pela sombra da haste projetada em uma placa em curva com as graduações das 6 às 18 horas e divisões em quartos de hora. Como o relógio fornece o tempo solar verdadeiro, pelo movimento do Sol, a hora verdadeira local ou hora legal é obtida por meio de uma tabela que mostra os minutos que devem ser somados ou subtraídos, conforme o dia ao longo do ano.