13 DEZ 2021
CULTURA
Estação ferroviária de Valinhos tem parada neste sábado do Trem Expresso de Natal
Não existe venda de passagem para esse trem que terá a bordo somente a equipe técnica

A cidade de Valinhos vai receber neste sábado (18), em sua Estação Ferroviária de Trem, uma composição iluminada especialmente para este período natalino. Conhecida como Expresso Paulista “Natal nos Trilhos”, ela partirá de Campinas às 19h00, com parada na sequência em Valinhos por cerca de 20 minutos, e seguirá com destino às estações de Vinhedo, Louveira e Jundiaí. Na parada da estação em Valinhos, os visitantes do trem iluminado terão a oportunidade de fazer registros e ainda acenar para o Papai Noel a bordo num momento mágico.

Esta será a terceira vez que a estação do município receberá a composição. A passagem do Expresso Paulista ‘Natal nos Trilhos’ começou em 2018, foi promovida também em 2019, e em razão da pandemia, em 2020, o evento foi adiado. Agora na edição de 2021, a empresa Rumo, responsável pela operação da composição e por 14 mil quilômetros de linha de malha ferroviária de Norte a Sul do país, devolveu aos trilhos de várias regiões a magia do Natal nos trilhos.

Neste sábado, será a última etapa de viagem do Expresso. “Convidamos a população de Valinhos para ver de perto esta composição especial, toda iluminada. Para melhor atender aos visitantes durante a passagem do trem, contaremos com uma equipe de suporte da Secretaria de Cultura e apoio da Guarda Civil Municipal e agentes de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana para que tudo fique bem e todos aproveitem esta oportunidade”, disse o secretário de Cultura, Ricardo Vale. Vale destacar que o Museu e Acervo Municipal ‘Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto’, que está sendo revitalizado pela Prefeitura, não estará aberto ao público que se encontrar presente para visitação.

Saiba mais

O Express Paulista ‘Natal nos Trilhos’, com locomotivas e carros de passageiros iluminados, trafega por parte da malha ferroviária paulista a noite, passando por diversos municípios onde a população em geral pode ver a composição especial – para muitos a primeira vez que viram um “trem de passageiros” além do bom velhinho, que segue a bordo cumprimentando a todos.

“Após um ano de pausa devido ao contexto forte da pandemia, resolvemos retomar o projeto esse ano. É muito importante que todos os que vierem prestigiar nosso trem iluminado tomem todas as precauções de segurança, usando máscara, mantendo o distanciamento social e dos trilhos para que possam aproveitar esse momento mágico.Destacamos também que não existe venda de passagem para esse trem que terá a bordo somente a equipe técnica”, informou a empresa responsável pelo evento.

A Estação de Valinhos é a antiga estação ferroviária do município. Desde 1996, nela funciona o Museu e Acervo Municipal Fotógrafo Haroldo Pazinatto. Faz parte da Linha Tronco da antiga Companhia Paulista de Estradas de Ferro, hoje operada e administrada pela Rumo Logística. Está localizada na Rua 12 de Outubro, no Jardim Celani.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos