19 JAN 2022
GABINETE DA PREFEITA
Em obediência ao decreto municipal, Valinhos cancela agenda cultural e esportiva este mês
Decreto municipal foi publicado na última sexta-feira (14)

Os eventos culturais e esportivos de Valinhos, realizados pelas Secretarias da Cultura e de Esportes e Lazer (SEL), previstos para este mês foram cancelados. O motivo é a publicação do decreto municipal que prevê novas medidas de prevenção em relação à Covid-19. Ao término do período, que se estende até dia 31, haverá nova avaliação da situação, visando à manutenção ou não da legislação.
A maior festa da cidade, a Festa do Figo e Expogoiaba, inicialmente transferida para março, também não será realizada. Assim, não haverá o baile de coroação da rainha e princesas, previsto para o final deste mês.
A Secretaria da Cultura deixará de promover a Feira Arte na Praça, realizada todos os domingos, entre às 9 horas e 13 horas, na Praça Washington Luís. Como o decreto passou a vigorar na data de sua publicação, também não foi realizado o projeto Manhã Sertaneja, no último sábado (15).
Já a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) não realizou o projeto Rolimã na Rua, previsto também para o último domingo (15). A maioria dos profissionais da Pasta se encontra de férias, em função da parada das escolinhas esportivas.
Situação
A decisão de adotar novas medidas de combate à Covid-19 aconteceu após  reunião com o Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid.  O órgão é formado por representantes da sociedade, incluindo empresários e comerciantes, além de profissionais da Saúde da Prefeitura e Santa Casa, diretores de escolas, advogados, produtores rurais, representantes de entidades religiosas e secretários municipais.
Neste mês, a cidade apresentou a maior média diária de novos casos confirmados de Covid desde o início da pandemia. São 96 casos em média, diariamente, neste início de ano, contra 64 registrados em março do ano passado, período em que a cidade passou pela 2ª onda, até então a mais forte registrada da Pandemia de Covid em Valinhos.
Decreto
As novas medidas estão definidas no Decreto nº 11.080, de 14 de janeiro deste ano, que dispõe  sobre  as  medidas de  modulação  relativas  à  prevenção  de  contágio  pela  COVID-19. O decreto pode ser conferido no site da Prefeitura, Boletim Municipal, edição 2213, publicado na mesma data de origem do documento (https://www.valinhos.sp.gov.br/portal/diario-oficial/ver/1415).
Ficou definido que  todos os eventos organizados pela Prefeitura, incluindo aqueles já divulgados para o final de semana anterior (dias 15 e 16), serão cancelados até dia 31 deste mês.
Já os  eventos  esportivos,  culturais,  shows  e  festas  na  cidade  deverão observar a limitação de 50% da capacidade máxima de atendimento do estabelecimento, cumpridas as recomendações das autoridades sanitárias, incluindo as academias e centros de ginástica.