24 JAN 2022
SAÚDE
Valinhos ultrapassa 100% de leitos de UTI Covid ocupados na Santa Casa; 4 novos óbitos e 346 testes positivos são confirmados

A Prefeitura de Valinhos, por meio da divisão da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, confirma nesta segunda-feira, dia 24, 4 novos óbitos e  346 novos casos de Covid na cidade. Desta forma, Valinhos chega ao total de 18.393 casos confirmados e 422 óbitos causados pelo coronavírus. A cidade, também, alcança nesta 2ª feira 117% de ocupação dos leitos de UTI Covid da Santa Casa de Valinhos. Este cenário não era registrado na cidade desde agosto do ano passado, quando o município estava em queda no número de casos depois do impacto das ondas anteriores da Pandemia, nos meses de Março e Junho de 2021. Os dados epidemiológicos da cidade, hoje, se equivalem ao período em que Valinhos esteve na Fase Vermelha do Plano São Paulo, a mais restritiva aplicada no ano passado.

Os 4 novos óbitos são 3 homens e 1 mulher. Um homem de 83 anos, com comorbidade, do Cecap, que faleceu dia 20 de Janeiro; um morador do Bom Retiro, de 84 anos, com comorbidade, que faleceu no dia 5 de Janeiro; um homem de 70 anos, morador da Vila Martina, com comorbidade, que faleceu dia 20 de janeiro; e uma mulher, de 61 anos, também com comorbidade, que faleceu dia 22 de Janeiro.

A prefeita Capitã Lucimara tem acompanhado dia a dia os números e o crescimento das novas internações na cidade. Por conta do avanço da vacinação (Valinhos tem 93% dos jovens e adultos com duas doses e 39% destes já com a dose adicional), embora o índice de contágio da variante é muito maior do que o registrado na 2ª onda em Março, ainda assim o número de internados, felizmente, é menor. Hoje, a cidade tem 52 pacientes em leitos dos 2 hospitais da cidade, enquanto em março eram 139. “Porém, hoje, atingimos 117% de leitos de UTI Covid ocupados na Santa Casa e este número preocupa. Já temos 6 pacientes aguardando leitos na UPA e, embora no Hospital Galileo ainda há leitos de UTI disponíveis, o atendimento SUS é realizado pela Santa Casa e, também, temos visto aumento na ocupação das cidades da região. Não se trata de fechar comércio e restaurantes. O que estamos analisando são medidas que possam contribuir para frear este rápido avanço e assim proporcionar atendimento digno a todos.”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara que, entre terça e quarta-feira, deve se reunir com os membros da Saúde e Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid na cidade para anunciar novas medidas.

A Prefeitura de Valinhos realizou melhorias no atendimento do CEV1 (unidade exclusiva de atendimentos de pacientes com sintomas gripais, que fica na Avenida dos Esportes) , com ampliação de salas, implantação de senha para todo o atendimento, até o teste se necessário, e ainda aumentou em 200% o número de profissionais de Saúde direcionados para o atendimento na unidade, sendo 100% a mais de médicos, comparado a dezembro. (Mais informações em https://www.valinhos.sp.gov.br/portal/noticias/0/3/51196/prefeitura-de-valinhos-amplia-em-200-o-numero-de-profissionais-de-saude-para-atendimentos-de-casos-gripais)

O secretário de Saúde, dr Gabriel Signorelli, alerta pelos cuidados sobretudo às pessoas com comorbidades e imunossuprimidos. Ainda, o secretário comenta sobre o quanto os casos de traumas, por acidentes, especialmente que envolvem bebidas, acabam por pressionar o sistema de Saúde ainda mais nesta situação de enfrentamento da Pandemia. “Estamos trabalhando para reduzir o impacto na rede de Saúde, inclusive evitando prejudicar atendimentos de outras doenças e, até mesmo, nos setores de traumas, muitas vezes ocasionados por excesso de bebidas em festas que ocasionam acidentes com veículos e, assim, trazem ainda mais pressão para o atendimento à população. Podemos, sim, e devemos implantar ações que evitem elevar o atendimento de casos de traumas”, complementou o secretário.

O total de pacientes internados nos 2 hospitais da cidade nesta segunda, dia 24, é de 52 pacientes. Deste total, na Santa Casa de Valinhos, 19 pacientes estão na UTI e 13 em Enfermaria. No Galileo, 9 pacientes estão na UTI e 11 na Enfermaria. A título de comparação, no dia 26 de dezembro do ano passado, 8 pacientes estavam internados nos 2 hospitais da cidade.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade está em: 117% na Santa Casa de Valinhos 45% no Galileo. A taxa de ocupação de enfermaria é de: 65% na Santa Casa e 33% no Galileo.

No fechamento deste boletim, 6 pacientes estavam na UPA, em leito de espera para internação.

Ao todo, 23.134 casos de munícipes já foram descartados, sendo 173 óbitos.

Confira os registros:
24/01/2022 - Até 12h00
- 18.393 positivos munícipes (52 internados e 422 óbitos).
- 23.134 casos descartados munícipes.
- 173 óbitos descartados munícipes.
- 109 suspeitos munícipes em investigação, sendo 3 óbitos.
Local: Valinhos-SP