15 FEV 2022
EDUCAÇÃO
Retorno às aulas presenciais é considerado dentro da normalidade pela Prefeitura em Valinhos

A secretaria de Educação da Prefeitura de Valinhos informou nesta terça-feira (15) que o retorno às aulas presenciais na rede municipal de ensino a partir desta segunda-feira (14) ocorreu de forma tranquila, dentro das expectativas. A volta às aulas foi possível após decisão e recomendações técnicas acolhidas pela prefeita Capitã Lucimara, na quinta-feira passada (10), em encontro com representantes das secretarias de Saúde, Educação, assessores e vereadores, mediante a constatação da queda nos índices de internações, redução na aceleração de novos casos e do número de crianças contagiadas por Covid-19.

“Estamos mais respaldados, neste momento, em garantir um retorno mais tranquilo para a segurança dos nossos alunos. As medidas protetivas anunciadas no final de janeiro são mantidas e isto tem contribuído para a redução dos índices de contaminação e internação entre a população, inclusive de crianças. Assim, estamos acompanhando, dia a dia, como se comportam a redução ou evolução dos números de contaminados e atentos às possíveis ocorrências de casos positivos na comunidade escolar”, destacou a prefeita Capitã Lucimara.

De acordo com o secretário de Educação, Cleber Magdalena, todos os protocolos sanitários em prevenção à doença orientados pela secretaria de Saúde estão sendo devidamente adotados.

“As unidades de ensino estão preparadas para o retorno presencial com todos os protocolos necessários e proteção aos alunos e profissionais da Educação”, garantiu o secretário, reforçando também que os novos projetos pedagógicos que começam a ser colocados em prática têm, também, o compromisso de recuperar o conteúdo prejudicado nos anos anteriores, por conta da Pandemia.

Vacinação

A Prefeitura de Valinhos tem, ao mesmo tempo, solicitado a participação dos pais e responsáveis para levarem seus filhos e filhas para a vacinação, cuja procura se mantém abaixo do esperado pela Vigilância Epidemiológica. Com apenas 34,30% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas, e com baixa procura pela vacinação infantil na cidade, a Saúde reforça que mesmo não sendo obrigatória, a vacinação infantil é grande aliada para o enfrentamento à Covid-19, e de extrema importância para a imunização durante esse período de volta as aulas presenciais.

O secretário de Saúde, dr. Gabriel Signorelli, lembra que os cuidados devem continuar redobrados, seguindo os protocolos de uso de máscara, distanciamento e higienização permanente das mãos e, sobretudo, incentivar as crianças para a vacinação.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos