A Prefeitura Municipal de Valinhos, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no último sábado (19) o Dia E de vacinação no município, que vacinou um total de 699 pessoas, destas, 231 foram crianças de 5 a 11 anos e 468 jovens (a partir de 12 anos) e adultos. Com o mutirão realizado, Valinhos tem 9.530 crianças de 5 a 11 anos vacinadas que corresponde a 52,69% da população desta faixa etária. Em relação ao total de jovens e adultos da cidade, Valinhos tem praticamente 100% de vacinados com a 1a dose e 94% com a 2a dose, sendo mais de 51% destes com a dose de reforço.
A Saúde reforça ainda que a partir desta segunda-feira (21), as mudanças de novos horários e pontos de vacinação começam a funcionar no município. Abaixo você pode se informar sobre os intervalos entre as doses para todas as faixas etárias, bem como os imunizantes indicados. Também se orientar quanto aos locais de vacinação para as crianças de 5 a 11 anos durante a semana, nas Unidades Básicas de Saúde, com a necessidade de agendamento prévio pelo site valinhosportal.sissonline.com.br, além dos locais para vacinação de adolescentes a partir de 12 anos, adultos e idosos (sem necessidade de agendamento prévio).
INTERVALOS ENTRE AS DOSES:
Janssen: a partir dos 18 anos e com intervalo de 61 dias entre a primeira vacina e a dose adicional, contados a partir do dia seguinte da aplicação da primeira dose, com imunizante da própria Janssen (quando houver) e da Pfizer. A aplicação é feita no CETS e posto da Vigilância Epidemiológica;
Pfizer:
- 5 anos ou imunossuprimidas: intervalo de 56 dias entre a 1ª e a 2ª dose, contados a partir do dia seguinte de aplicação da 1ª dose;
- de 12 a 17 anos: intervalo de 56 dias entre a 1ª e 2ª dose, contados a partir do dia seguinte da aplicação da 1ª dose;
- adultos (a partir de 18 anos): intervalo de 21 dias entre a 1ª e a 2ª dose, contados a partir do dia seguinte da aplicação da 1ª dose; e intervalo de 122 dias entre a 2ª e 3ª dose (contados a partir do dia seguinte do recebimento da 2ª dose); com aplicações feitas no CETS e UBS’s.
AstraZeneca: (disponível para adultos, a partir de 18 anos)
- adultos (a partir dos 18 anos): intervalo de 56 dias entre a 1ª e a 2ª dose, contados a partir do dia seguinte da aplicação da 1ª dose; e intervalo de 122 dias entre a 2ª e 3ª dose; contados a partir do dia seguinte do recebimento da 2ª dose. Aplicação no CETS e posto da Vigilância Epidemiológica;
Sinovac Butantan - Coronavac:
- crianças e adolescentes (6 a 17 anos): duas doses da vacina, com um intervalo de 28 dias entre a primeira e a segunda.
- adultos: intervalo de 21 dias entre a 1ª e a 2ª dose, contados a partir do dia seguinte da aplicação da 1ª dose;
- adultos: intervalo de 122 dias entre a 2ª e 3ª dose.
ENDEREÇOS E HORÁRIOS DOS LOCAIS DE VACINAÇÃO NA CIDADE:
Vacinação das crianças – crianças de 5 a 11 anos
Sem agendamento prévio: - 13h00 às 15h00
De 2ª a 6ª feira: Posto fixo da Vigilância Epidemiológica, que fica na Avenida Brasil nº144 (em prédio anexo à UBS da Vila Santana)
Com agendamento prévio: - 13h00 às 15h00
De 2ª feira: UBS Bom Retiro, UBS Jardim Jurema, UBS São Marcos, UBS Parque Portugal, UBS Pinheiros e UBS Vila Santana;
De 3ª feira: UBS Paraíso, UBS Jardim Pinheiros, UBS Jardim Jurema e UBS Imperial;
De 4ª feira: UBS Maracanã, UBS Macuco e UBS Portugal;
De 5ª feira: UBS Maracanã, UBS São Marcos, UBS Bom Retiro, UBS Vila Itália e UBS Frutal;
De 6ª feira: UBS Frutal, UBS Paraíso, UBS São Bento, UBS Vila Itália e UBS Vila Santana
Documentos necessários para crianças e adolescentes:
Para a vacinação, é importante que seja apresentado, pelos adultos, o CPF e o comprovante de endereço no nome da pessoa e, se não tiver endereço no nome, levar declaração registrada em cartório. Se adolescentes, o comprovante de endereço pode ser nome dos pais. Já as crianças de 5 a 11 anos devem levar, além do CPF, ou Cartão SUS e do comprovante de endereço, a carteirinha de vacinação. Importante, também, ressaltar que as crianças devem permanecer no local, após a vacinação, por 20 minutos, conforme protocolo do Ministério da Saúde, por segurança.
Também é necessário, para as crianças imunossuprimidas apresentar uma carta do médico para comprovação que deverá ser entregue e ficará arquivada. Os pais ou responsáveis devem fazer, também, o pré-cadastro das crianças no site www.vacinaja.sp.gov.br. Que ajuda a agilizar o atendimento no momento da vacinação, evitando filas e aglomerações.
Vacinação de adolescentes (a partir de 12 anos), jovens e adultos
- Posto fixo da Vigilância Epidemiológica: o posto funciona na Avenida Brasil nº 144 (em prédio anexo à UBS da Vila Santana) com aplicação de doses conforme disponibilidade, de 2ª a 6ª feira, das 16h00 às 18h30;
- CETS: localizado na Rua Bahia snº, Vila Santana, com aplicação das doses conforme disponibilidade, de 2ª a 6ª feira, das 8h00 às 11h00, mediante entrega de senhas.