10 MAR 2022
Uso de máscara em ambientes abertos deixa de ser obrigatório em Valinhos
A obrigatoriedade continua em ambientes fechados. Estabelecimentos poderão atuar com capacidade total de público

A partir desta quinta-feira (10), o uso de máscara deixa de ser obrigatório em ambientes abertos em Valinhos. Além disso, as atividades e eventos de entretenimento, culturais, esportivos e de lazer estão liberados a atender ao público, em pé ou sentado, com 100% da capacidade dos estabelecimentos. A decisão foi tomada pela Prefeitura de Valinhos, por meio de análises da Vigilância Epidemiológica, que apontam uma significativa queda nos novos casos positivos, internações e óbitos por Covid-19, além da diminuição de contaminações de crianças. A cidade possui nesta quinta, dia 10, 19 pacientes internados em leitos de UTI e enfermaria, nos dois hospitais do município, menor número desde o dia 1º de janeiro, sem contar o avanço da vacinação (mais detalhes abaixo).

“Esta ação só é possível por conta de todo o trabalho que estamos fazendo para avançar com a vacinação na cidade. Mas é importante frisar que a pandemia não acabou, a Vigilância Epidemiológica continua atenta, para que possamos seguir com ações rápidas e eficazes no enfrentamento à Covid-19”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

A desobrigação do uso da máscara é apenas para ambientes abertos, como ruas e parques. Em ambientes fechados, como transporte público, salas de aula e cinema, continua sendo obrigatório o uso da proteção facial.

“As pessoas que quiserem continuar usando a máscara em lugares abertos, podem usar”, explicou o secretário da Saúde, Dr. Gabriel Signorelli.

A Secretaria da Saúde ainda alerta para que quem estiver com sintomas respiratórios não saia de casa e, caso não for possível o isolamento, use a máscara em todos os lugares e faça o teste para obter o diagnóstico.

O decreto com as novas mudanças será publicado nos Atos Oficiais da Prefeitura de Valinhos nesta quinta-feira.

Queda de novos casos, internações e óbitos

A cidade possui nesta quinta, dia 10, 19 pacientes internados em leitos de UTI e enfermaria Covid, nos dois hospitais do município, menor número desde o dia 1º de janeiro. No pico da fase mais aguda da Pandemia, que foi em março do ano passado, a cidade chegou a ter 139 pacientes em leitos de enfermaria e UTI Covid.

Valinhos vem apresentando melhoras em relação a pandemia. No dia 12 de janeiro, 379 pessoas passaram pelo CEV 1 com sintomas respiratórios, o ápice de atendimentos neste ano. Ontem, 9 de março, foram 69 atendimentos, o que representa uma redução de 81,79%.

Em janeiro, a média de casos diários era de 167 e agora, em março, este número caiu para 25. Na semana de 21 a 27 do mesmo mês foram registrados 1.423 novos casos positivos e 12 óbitos. Nesta semana, de 4 a 10 de março, os números reduziram para 66 novos casos e 1 óbito.

Em relação as crianças, foram registrados 226 novos caso positivos na semana de 7 a 13 de janeiro. Agora, nesta última semana, apenas 7 casos foram confirmados.

O avanço da vacinação é considerado o principal fator que levou a essa queda considerável. Até o momento, 78,18% da população total da cidade já foi imunizada com as duas doses da vacina. Desses, 54,07% também já tomou a dose adicional.

Local: Valinhos