A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, passa a partir desta segunda-feira (14) a acolher, em áreas administrativas, 15 bolsistas que integram o Programa Bolsa Trabalho, edição de 2022. Essas pessoas participaram de um processo seletivo, com a participação de 97 inscritos e, por um período de 5 meses, receberão o valor de R$ 540,00, por 4 horas diárias de trabalho, cinco dias por semana, em diversos setores da administração municipal.
Para a seleção foram escolhidas 20 pessoas, e outras 6 ficaram em lista de espera, mas do total, 15 optaram por de fato participar do programa. Três dos bolsistas já foram disponibilizados para prestarem serviços no Procon e na Vigilância Sanitária. Dos 15 participantes selecionados, 14 são mulheres, sendo que as bolsistas têm entre 21 e 48 anos de idade.
O Processo seletivo para o Bolsa Trabalho ocorre duas vezes por ano pela Prefeitura de Valinhos com ampla divulgação na mídia e os bolsistas podem concorrer inscrevendo-se no site do Bolsa do Povo (bolsadopovo.sp.gov.br), sendo que as inscrições desta turma ocorreram entre 25 de janeiro a 7 de fevereiro. Já um novo período de inscrição deverá estar previsto para a segundada quinzena de julho.
“Será com muito orgulho que receberemos os novos bolsistas para atuarem pela Prefeitura. Além do valor da bolsa, oferecida por meio de critérios socioeconômicos, os bolsistas podem agregar em conhecimento, pois os participantes terão a oportunidade de fazer um curso de qualificação profissional virtual, pela Univesp, que é a Universidade Virtual do Estado de São Paulo, e terão apoio à empregabilidade, por meio do Posto de Atendimento ao Trabalhador, nosso PAT”, destacou a prefeita Capitã Lucimara.
“O programa visa proporcionar ocupação, qualificação profissional e renda a quem vive em situação de vulnerabilidade social, principalmente mulheres. A Prefeitura renovou o convênio com o Programa Bolsa Trabalho, que é uma iniciativa do Governo de São Paulo. Para se inscrever, o interessado deve ser morador do Estado de São Paulo, desempregados, maiores de 18 anos e com renda familiar equivalente a meio salário mínimo. A convocação é feita por meio de publicação no Diário Oficial”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Agostinho.
“Estamos conversando com todas as secretarias municipais para a alocação dos demais 12 bolsistas selecionados conforme o perfil dos seus currículos e as necessidades dos setores. Tudo é coordenado pelo PAT, desde a seleção dos inscritos, alocação, além da avaliação da frequência dos participantes de acordo com a carga horária”, explicou o coordenador do PAT, Márcio Antônio de Araújo.
Sobre o Bolsa Trabalho
Este ano o Bolsa do Povo Trabalho pretende atender 150 mil pessoas no Estado, 50 mil vagas somente nesta primeira etapa, em um investimento de mais de R$ 415 milhões do Governo de São Paulo.
Com a promulgação da Lei nº 17.372, de 26 de maio de 2021, o Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego passou a integrar o programa Bolsa do Povo denominado Bolsa-Trabalho, que concentra a gestão dos benefícios, ações e projetos, com ou sem transferência de renda, instituídos para atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social no Estado de São Paulo.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos - SP