15 MAR 2022
Valinhos é reconhecida como Cidade Resiliente pelo Estado de SP e ONU
Valinhos foi condecorada com o Certificado de Resiliência pelo Programa Município Resiliente coordenado pela Defesa Civil do Estado, que avalia a maturidade e eficiência da administração municipal na gestão de riscos e desastres, baseado em um conjunto de indicadores, entre eles a campanha Construindo Cidades Resilientes (MCR2030) promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). A cerimônia de entrega do Certificado de Resiliência será nesta quarta-feira, dia 16, no Palácio dos Bandeirantes, onde será celebrado o 46º aniversário da Defesa Civil do Estado.

O município alcançou 70 pontos na nota de avaliação, com dados obtidos em 2019, por intermédio de indicadores conjuntos do Índice de Efetividade da Gestão Municipal, do Tribunal de Contas do Estado, do Programa Município Verde Azul, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo, e da campanha Construindo Cidades Resilientes da ONU.

"Esse reconhecimento é fruto do trabalho contínuo de proteção voltada à população valinhense, envolvendo diversas áreas da administração pública, que na nossa gestão estamos fortalecendo ainda mais", ressaltou a prefeita Capitã Lucimara Godoy. Nos últimos anos, Valinhos tem investido em equipamentos, capacitação técnica e implementado ações para prevenção a riscos e desastres, envolvendo diversos setores.

O objetivo do Programa Construindo Cidades Resilientes, conforme a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, é melhorar a compreensão dos municípios sobre os riscos de desastres, para que, assim, seja possível diminuí-los, além de reforçar a capacidade de desenvolver e implementar estratégias locais para fortalecer a resiliência. Dessa forma, a MCR2030 visa assegurar que os municípios estejam se tornando inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis até 2030, contribuindo para diversos objetivos globais.

"Temos em andamento na Prefeitura de Valinhos, o que vai envolver todas as secretarias municipais, a criação de um grupo de ações emergenciais para atuar em situações de desastres e eventos adversos que podem causar grandes impactos na sociedade", exemplificou o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos