15 MAR 2022
Prefeitura faz nova seleção de profissionais para Feira Arte na Praça
Interessados poderão participar de algumas categorias definidas

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Cultura, publicou nesta terça-feira (15) o novo edital de chamamento público para a Feira Arte na Praça. O processo de seleção visa selecionar novos artesãos e artistas interessados em participar da feira, divulgando sua técnica e produção. O chamamento permite participar em algumas categorias, tais como artesanato, artes visuais, costura criativa e outros. Interessados devem ligar para (19) 3849-7892 ou (19) 3871-3646, com Ebony ou Maria Buffa.

“É mais uma oportunidade para artistas, artesãos e outras categorias mostrarem sua produção e ter uma renda extra. A população só ganha com este novo chamamento, porque terá mais produtos à disposição”, explicou a prefeita Capitã Lucimara Godoy. A publicação pode ser conferida no Boletim Municipal, edição 2.238, no site da Prefeitura (www.valinhos.sp.gov.br).

Segundo o secretário da Cultura, Ricardo do Vale, o novo chamamento garante o atendimento ao objetivo principal da feira. “O objetivo é criar um novo espaço de fomento cultural atendendo à população de Valinhos, visando ao intercâmbio com artistas da cidade e região metropolitana, para troca de informações, enriquecimento de técnicas diversas”, explicou o secretário.

As categorias para os interessados participarem são Artesanato; Artes visuais; Artesão e artista que possuam a carteira da SUTACO (Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades); Costura criativa; Antiguidade, colecionismos, produtos e brechós “vintage”; Bem-estar, esotérico e holístico; e Produtos autorais e com identidade.

Os artesãos e artistas interessados devem participar do processo seletivo, que irá definir os integrantes da Feira Arte na Praça, realizada na Praça Washington Luís. “Será dada prioridade aos artesãos que já participaram do teste no ano de 2021 e estão aguardando na lista de espera”, acrescentou o secretário. Segundo ele, na sequência, os novos artesãos serão avaliados todas as sextas-feiras e somente mediante agendamento prévio.

O artesão interessado deverá passar por teste qualitativo, comprovando suas habilidades e conhecimentos. Deverá levar no mínimo três peças finalizadas de cada técnica que será apresentada. A avaliação será feita por uma Comissão Julgadora. Já o artesão com carteira da Sutaco não precisará fazer o teste.