23 MAR 2022
Prefeitura de Valinhos participa da II Conferência Municipal da Saúde Mental
Representando a Prefeitura de Valinhos e a prefeita Capitã Lucimara, o secretário da Saúde, Dr. Gabriel Signorelli, participou da II Conferência Municipal da Saúde Mental, que aconteceu no dia 14 de março, no plenário da Câmara Municipal de Valinhos.  O evento foi aberto pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Crivellari e contou com a presença de profissionais da área da saúde mental do município, convidados, usuários, além dos vereadores André Amaral, presidente da Comissão de Higiene e Saúde da Casa de Leis, e dos vereadores Alexandre Japa e Marcelo Yoshida.

“Evento muito importante para avaliar as demandas que a cidade apresenta em relação a saúde mental e como elas podem ser resolvidas”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara”.

O tema “Fortalecer e garantir Políticas Públicas: o SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos Direitos Humanos”, foi discutido pelos estados e municípios, conforme resolução do Conselho Nacional de Saúde. Durante a conferência, foram abordadas as demandas e necessidades que ainda são vistas pela sociedade de forma distorcida e que causam impactos no tratamento psicossocial entre milhões de brasileiros.

As propostas discutidas durante a conferência surgiram de debates realizados em quatro oficinas, que aconteceram no dia 7 de março no CREAPS (Centro de Referência de Atendimento Psicossocial), no dia 10 de março no CAPS II Esperança (Centro de Atendimento Psicossocial) e no CAPS Infantil e, por fim, no dia 11 de março na Casa do Adolescente.

Entre as principais propostas, que serão levadas à Conferência Macro-Regional, estão:

- Ampliar/estruturar as equipes de profissionais dos serviços de Saúde Mental, tanto na convocação de concursados públicos, quanto na aquisição de recursos materiais, equipamentos e educação permanente em diversos temas (Recovery, Ouvidores de Vozes, Grupo de Auto Medicação (GAM), Tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA), Deficiência Mentais e Intelectuais, Redução de Danos, Ideação suicida, atendimento em crise, tratamento para Dependentes Químicos, entre outros).

- Investimentos em políticas públicas e programas de saúde mental como: criação do Centro de Convivência, Consultórios de Rua, incluindo a prática de redução de danos, Criação de Leitos Psiquiátricos em hospitais e implantação de trabalhos interdisciplinares nos territórios com acesso as P.I.C.S (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde).

“Todas as demandas e propostas apresentadas servirão para estabelecer políticas públicas futuras em relação ao tema na cidade”, disse o secretário de Saúde, Dr. Gabriel Signorelli.

Local: Valinhos