31 MAR 2022
Casos de dengue aumentam na região central de Valinhos
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, verificou que o município registrou um aumento no número de casos positivos de dengue em março, com sua maioria concentrada na região central. Nos três primeiros meses do ano, a cidade confirmou 75 casos, sendo 66 autóctones e 9 importados.

“Com o aumento das chuvas, os casos começaram a aumentar também. Estamos em alerta e mantendo os trabalhos de prevenção e controle do vetor, através das secretarias da Saúde e Serviços Públicos. Este trabalho é feito de forma rotineira, no entanto, durante o verão, a atenção é redobrada e as vistorias são intensificadas pelas equipes, agora, principalmente na região central”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

De acordo com dados disponibilizados pela Vigilância Epidemiológica, de janeiro a março de 2019, Valinhos registrou 22 casos autóctones. Em 2020, este número subiu para 28, mas caiu para 19 em 2021. No mesmo período de 2022, a cidade apresentou 66 positivos, sendo 60 apenas em março.

Entre as ações de prevenção realizadas pela Prefeitura, estão o corte de mato, recolhimento de lixos e espaços apropriados para colocação de entulhos e materiais inservíveis nos ecopontos, coordenadas pela Secretaria de Serviços Públicos.

A Secretaria da Saúde também realiza um trabalho casa a casa, com vistoria e orientação aos moradores para prevenção às outras doenças ocasionadas pelo mesmo mosquito que transmite a dengue, o Aedes Aegypti, transmissor também da Zika e Chikungunya, assim como vistorias periódicas em pontos estratégicos, como borracharias, ferro velhos, locais que acabam por servir de criadouro do mosquito.

O secretário da Saúde, Dr. Gabriel Signorelli, pede para que a população se conscientize, para que os casos voltem a cair na cidade. “Além de todo o trabalho das nossas equipes, contamos também com a ajuda dos munícipes, para que sigam todos os cuidados necessários, evitando focos do mosquito Aedes Aegypti”, comentou.

Formas de prevenção contra a Dengue

A Prefeitura de Valinhos reforça para que os munícipes continuem mantendo os cuidados de prevenção contra a Dengue na cidade:

•    Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia;
•    Guardar garrafas com a boca virada para baixo;
•    Limpar sempre as calhas dos canos;
•    Não jogar lixo em terrenos baldios;
•    Colocar o lixo sempre em sacos fechados;
•    Manter baldes, caixas d´água e piscinas sempre tampados;
•    Deixar pneus ao abrigo da chuva e da água;
•    Eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerantes, cascas de coco em sacos que possam ser lacrados;
•    Furar latas de alumínio antes de ser descartadas para não acumular água;
•    Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;
•    Receber bem o Agente que, além da vistoria realizada, orienta o morador a como evitar o problema em sua residência.

Munícipes que observarem locais que podem servir como criadouro do Aedes Aegypti, podem denunciar ao sistema 156 e ao e-Ouve.

Local: Valinhos