01 ABR 2022
SAÚDE
Dia Mundial de Conscientização do Autismo: Saúde oferece atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista em Valinhos
Este sábado, 2 de abril, é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, oferece atendimento aos munícipes com suspeita do Transtorno do Espectro Autista (TEA) pela rede pública, através do Centro Municipal de Atendimento Psicopedagógico e Fonoaudiológico (CEMAP) e, quando confirmado o diagnóstico, são encaminhados para atendimento especializado em entidades parceiras.

“A detecção precoce do autismo, principalmente antes dos 3 anos de idade, possibilita, ainda mais, que a criança e sua família tenham uma vida independente e saudável. E, alinhado ao nosso plano de governo, garantimos o atendimento necessário nas áreas da saúde, educação, esporte, lazer, cidadania”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

O CEMAP é o serviço de saúde do município responsável pela avaliação das crianças com suspeita de autismo de 0 a 10 anos. As crianças seguem um protocolo de avaliação com os profissionais das áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Neuropediatria e/ou Psiquiatria Infantil. Concluindo a avaliação e sendo considerado o caso como Transtorno do Espectro Autista, a criança é encaminhada para atendimento em local especializado, no qual segue para reavaliação e seguimento necessário.

A Prefeitura mantém convênio com a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) para atendimento das crianças com o transtorno, que possui local adequado e equipe especializada em constante capacitação no atendimento de pessoas com esse e outros transtornos mais específicos. Atualmente, a entidade atende 110 pacientes de TEA.

Além disso, a APAE orienta a família a buscar o CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) mais próximo da residência, para expedir a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro de Autista (CIPTEA), documento que garante atenção integral, pronto atendimento e atendimento prioritário a esses munícipes nos serviços públicos e privados.

“A Secretaria da Saúde destina recursos à APAE e está, no momento, em tratativas para a ampliação do convênio para avaliação e atendimento dos casos suspeitos de TEA de 0 a 18 anos”, explicou o secretário da Saúde, Dr. Gabriel Signorelli.

A Prefeitura reforça ainda que as pessoas com TEA, de todas as idades, são atendidas e encaminhadas no município, mas que ainda não possui serviços complementares, que precisam ser contratados. No entanto, o atendimento inicial é oferecido para todos.

Local: Valinhos