01 ABR 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Visitas técnicas em propriedades rurais integram o Programa Valinhos Agro

Desde que a Prefeitura deu início à implantação do Programa Valinhos Agro, no último mês de março, já foram realizadas mais de 20 visitas técnicas a propriedades rurais no município com o objetivo de oferecer suporte aos agricultores e também mapear as condições de solo, plantio, produção e cultivar a integração entre o poder público municipal e os produtores.

“Estamos muito felizes com a receptividade que a nossa equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, por meio do Departamento de Agricultura, tem ao ser recebida pelos produtores rurais que estavam carentes de apoio técnico e suporte. Com o grande número de agricultores e produtores rurais em nosso município, a criação do Programa Valinhos Agro, é também um meio de estreitar a relação entre a prefeitura e esses trabalhadores, criando uma parceria de sucesso, além de oferecer orientação e auxílio para o desenvolvimento de suas atividades com mais qualidade”, enfatiza a Prefeita Capitã Lucimara.

Entre as ações no suporte técnico para melhoria da produtividade estão análise de solo, água e nutrientes em deficiência, monitoramento de pragas bem como soluções biológicas para combatê-las, orientações para estruturas de construções rurais para estoque, armazenagens e deslocamento para escoamentos dos produtos.

“Também nos colocamos à disposição e oferecemos orientações aos agricultores para a melhoria de uma produção mais sustentável. Damos orientações ao agricultor, por exemplo, na produção e uso de defensivos biológicos, como alternativa aos químicos que são mais agressivos ao meio ambiente e estes, quando necessários, como podem ser corretamente aplicados. Também na produção das chamadas caldas químicas, que são menos poluidoras ou produção de adubos orgânicos mais potentes. Além disso, orientamos quanto ao reuso de água residuária que deve ser tratada na própria propriedade”, explica o diretor de Agricultura, Aluísio Mamprin Brunello.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico Turismo e Inovação, Rafael Agostinho, acrescenta ainda que entre as ações do Programa, além das visitas técnicas realizadas semanalmente em todas as regiões, é oferecido diariamente no prédio da própria Secretaria, e também na Casa da Agricultura mantida pelo Estado, um atendimento personalizado e com estrutura adequada, com a finalidade de receber as demandas desses produtores rurais, com a busca de soluções possíveis para cada solicitação. “O objetivo é que, através desse contato do poder público com esses agricultores, seja possível analisar as principais áreas que precisam de um investimento maior, além de facilitar ações relacionadas ao poder público”, informa o secretário Rafael.

O técnico que realiza as visitas nas propriedades, o engenheiro agrícola e gestor ambiental, Fábio Calixto Marquez, e também responsável pela elaboração dos relatórios e pareceres técnicos de extensão rural, explica que os agricultores estão bem receptivos ao novo trabalho promovido pela Prefeitura.

“Ainda estamos no começo das visitas, temos muitas outras pela frente e serão periódicas, tudo com a permissão dos produtores rurais. Durante o trabalho de apoio in loco registro com fotos e detalhes técnicos para o preenchimento do relatório, todas as características das áreas utilizadas para o plantio das diversas culturas de frutas, legumes e verduras, formas de manejo e condução da produção, de irrigação, para termos um Raio-X de cada sítio, e aproveito para colocar à disposição dos agricultores a estrutura que a prefeitura oferece na Secretaria de Desenvolvimento Econômico em caso de outros suportes, dúvidas, entre outros”, destaca o técnico.

“Entre outras ações o novo Programa Valinhos Agro também espera criar o 1º Plano Diretor Rural para o desenvolvimento de novas políticas públicas e ações no setor produtivo e de agronegócio em nosso município que em breve deverá ser apresentado à prefeitura Capitã Lucimara para apreciação, formação de uma comissão rural e aprovação pela Câmara Municipal”, conta Fábio.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos