01 ABR 2022
Seletiva de Ballet Clássico aprova 60 novos alunos

O número de aprovados resulta na criação de mais duas salas, além do preenchimento das vagas remanescentes

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Cultura, aprovou 60 novos alunos na seletiva de Ballet Clássico ocorrida no último sábado (26), no Espaço Multiuso Flávio de Carvalho. Ao todo, foram aprovados 58 meninas e dois meninos, entre 7 e 15 anos. A matrícula aconteceu até esta sexta-feira (1º de abril), no mesmo local onde foi realizada a prova. Além do preenchimento das vagas remanescentes, foram criadas mais duas salas para abrigar os novos integrantes.

O número de candidatos ausentes foi considerado pequeno, com somente oito abstenções. “Ver os corredores e as salas cheias de crianças e jovens é uma grande satisfação. Entendemos que a “família” na nossa escola cultural aumentou”, comparou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

“Todos os participantes foram aprovados. O objetivo da seleção foi inserir novos alunos nas turmas em andamento, de acordo com a faixa etária e nível técnico, assim como a abertura de novas turmas de Ballet Clássico”, explicou o secretário da Cultura, Ricardo do Vale. A seletiva foi avaliada em quatro aulas, pelas professoras Alessandra Pozzuto Favaro, Juliana Ferrari, Taiany de Oliveira Rogério e Denise Fogaça de Arruda.

As aulas foram divididas por faixa etária. A primeira para a turma de 7 anos, com 23 participantes; a segunda com idades entre 8 e 9 anos, com 19 interessados; tiveram 15 participantes com idades entre 10, 11, e 12 anos; e, por último, 3 participantes com idades entre 13, 14 e 15 anos.

Com o número de novos alunos, foi necessária a abertura de duas novas turmas. “O Centro Cultural Vicente Musselli oferece 14 turmas de Ballet Clássico, contando com na média de 180 alunos”, acrescentou o secretário.

Aproveitando a oportunidade, os pais presentes puderam conhecer as dependências do local e conhecer um pouco da Metodologia Cubana de Ensino de Ballet Clássico, aplicado no Espaço Multiuso.

Metodologia Cubana

Desde 2015, o método de ensino da Escola Cubana de Ballet Clássico vem sendo estudado e aplicado gradativamente no trabalho dos professores do Centro Cultural Vicente Musselli, com excelentes resultados no desenvolvimento dos alunos. Em 2021, após a verificação destes resultados, a Prefeitura de Valinhos determinou a implementação oficial da Metodologia da Escola Nacional de Ballet de Cuba, firmando oficialmente o vínculo com credenciamento na ENBC/BR, orientado e protegido pela representante nacional da escola cubana no Brasil, Ballet Paula Castro.

A partir de 2022, com a oficialização da metodologia Cubana de Ballet Clássico em Valinhos, a cidade terá a oportunidade de desfrutar de toda a reformulação da estrutura do curso de Ballet Clássico, tornando-se a única escola pública de dança da região metropolitana de Campinas a oferecer um curso de Ballet Clássico com a metodologia oficial da escola cubana.