Festival considerado um nos maiores evento épromovido no Ginásio Municipal de Esportes Vereador Pedro Ezequiel da Silva com apoio da Prefeitura
Os grupos de dança do Centro Cultural Vicente Musselli, vinculado à Secretaria de Cultura e Turismo, da Prefeitura, receberam novas premiações ao participarem da 24ª edição do Valinhos em Dança, nos últimos dias 9, 11 e 12, no Ginásio Municipal de Esportes ‘Vereador Pedro Ezequiel da Silva’. As coreografias premiadas foram do Corpo de Baile, Hip Hop Collective e Grupo de Dança Contemporânea.
Reconhecido como um dos eventos mais importantes do país, o Valinhos em Dança 2025 contou com apresentações de dança reunindo grupos de 29 cidades e seis estados brasileiros. Ao todo, foram 89 representações, envolvendo as categorias infantil, juvenil e adulto. O evento prossegue até o próximo domingo (20) com apresentações na categoria Aéreos (circo), com o apoio da Prefeitura que oferece a estrutura do Ginásio Municipal para a realização do festival.
O Corpo de Baile teve 7 coreografias premiadas em 1º lugar e outras duas em 2º lugar. O Hip Hop Collective ficou em 1º lugar em duas coreografias. Já o grupo de Dança Contemporânea obteve o terceiro lugar em uma coreografia (veja abaixo as premiações).
"A participação dos grupos da Secretaria de Cultura e Turismo no 24° Valinhos em Dança, com destaque para as premiações do Corpo de Baile, do Hip Hop Collective e do Grupo de Dança Contemporânea do Centro Cultural Vicente Musselli, demonstra a força de uma política pública de cultura consistente em Valinhos. Os resultados são frutos do trabalho contínuo de formação artística desenvolvido no Centro Cultural que segue sendo um espaço fundamental de aprendizado, expressão e inclusão por meio da arte", destaca o secretário da pasta, Fabrício Bizarri.
Sobre o festival
Criado em 2002 pelo coreógrafo Alex Kiton, o festival integra o calendário oficial de eventos de Valinhos e, desde 2021, conta com a parceria do Conselho Internacional de Dança da Unesco. A edição deste ano também conta com workshops, palco aberto, o VED Shop e área de convenções.
As danças são representadas nos estilos jazz, clássico de repertório, clássico livre, contemporâneo, danças populares, estilo livre, sapateado, flamenco, k-pop e danças urbanas. As artes circenses terão tecido acrobático, tecido gota, lira, estilo livre e faixa aérea.
Desde 2008, o festival ampliou seu alcance, recebendo delegações de vários estados brasileiros. Em 2010, houve a implementação de prêmios em dinheiro e a oferta de cursos e bolsas de estudo no Brasil e no exterior, proporcionando oportunidades significativas para os talentos emergentes.
Premiações Corpo de Baile da Secretaria da Cultura de Valinhos:
2° Lugar
Paquita – Clássico de repertório variação feminina
Bailarina – Juliana Ferrari
Remontagem – Alessandra Pozzuto
Protegi seu nome por amor – Jazz duo
Bailarinos – Lucas Lucena e Samara Magalhães
Coreógrafo – Danilo Coelho
1° lugar
Le Papillon – Clássico de repertório conjunto
Remontagem – Alessandra Pozzuto
Logo ali – Contemporâneo duo
Bailarinas – Giovana Azevedo e Samantha Hernandez
Coreógrafa – Karine Silva
A menina e o balão – Contemporâneo solo feminino
Bailarina – Maria Luiza Martins
Coreógrafa – Marol Andrade
Adeus – Clássico livre conjunto
Coreógrafo – Danilo Coelho
Disco Dance – Jazz conjunto
Coreógrafo – Danilo Coelho
La vai você – Jazz duo
Bailarinos – Nathália Lisiê e Thiago Meirelles
Coreógrafo – Danilo Coelho
Ser livre – Jazz conjunto
Coreógrafo – Danilo Coelho
Premiações Hip Hop Collective:
1° Lugar
Fome do ouro – Danças urbanas solo
Dançarina – Katherine Luiz de Paula
Coreógrafa – Alauriê Porfírio
Hurry to nowhere – Danças urbanas trio
Coreógrafa – Alauriê Porfírio
Premiação Grupo de dança contemporânea Centro Cultural Vicente Musselli
3° Lugar
Não devia – Contemporâneo conjunto
Coreógrafa – Marol Andrade
Fonte: Departamento de Jornalismo
Local: Valinhos - SP