O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos alerta à população para economizar água reservada nas caixas de suas residências. A situação se agravou após a chuva com ventos que derrubaram árvores e desligaram por cerca de seis horas a Estação de Tratamento de Água (ETA) II, a captação do Rio Atibaia e as bombas de adução de água bruta da Barragem das Figueiras, localizadas no Centro de Lazer dos Trabalhadores (CLT) Ayrton Senna, por seis horas. Neste período, o DAEV deixou de tratar cerca de 270 litros de água por segundo, ou quase 1 milhão de litros, uma redução de 75% na produção de água tratada.
A suspensão no fornecimento de energia elétrica, essencial para o funcionamento das bombas de captação e do tratamento de água, foi das 18h30 de sexta-feira até a 0h30 de hoje.
A situação se agravou devido ao elevado consumo registrado durante o dia, que reduziu drasticamente o nível dos reservatórios de água tratada. Ao contrário do que acontece naturalmente, a água tratada durante a madrugada, período que permite maior armazenamento, foi bombeada para a rede, deixando os reservatórios em níveis críticos.
O DAEV agradece a compreensão da população e reforça o compromisso de trabalhar incansavelmente para normalizar a situação o mais breve possível até que as chuvas recuperem os níveis das barragens.