06 ABR 2022
SAÚDE
Prefeitura estuda regiões para implantar o Programa de Saúde da Família em Valinhos
Foto Noticia Principal Grande
Dr. Gabriel Signorelli (Secretário da Saúde), Omacir Bresaneli (Secretário Adjunto), André Rosa (Diretor de Programas e Projetos), Amanda Peterlini (Diretora da Atenção Básica) e Carolina Valeriano (Coordenadora de Saude da Família).
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, está realizando um estudo de demarcação de áreas para a implantação do Programa de Saúde da Família, no qual equipes de Estratégia da Saúde da Família são responsáveis pelo atendimento regionalizado na cidade.

“O Programa de Saúde da Família é o primeiro item do nosso plano de governo, que cumprimos com muita responsabilidade. Com ele, vamos poder ampliar ainda mais o atendimento básico de saúde oferecido em Valinhos, que é um dos principais pilares para uma cidade”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

As equipes de Estratégia da Saúde da Família são formadas por um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde, que atendem até 4.500 pessoas. O objetivo é iniciar a atuação do programa no município com quatro equipes, totalizando 24 agentes comunitários de saúde e englobando 18.000 munícipes.

Os bairros que serão contemplados estão sendo avaliados de acordo com a concentração de usuários do SUS (Sistema Único de Saúde), através de uma série de critérios técnicos.

“Neste momento, estamos realizando a territorialização dos bairros para definir a área de atuação de cada agente comunitário. O cronograma de implantação, lançamento de edital e processo seletivo de agentes comunitários ainda está sendo estruturado”, explicou o secretário da Saúde, Dr. Gabriel Signorelli.

Nesta fase dos estudos, estão envolvidos os setores e departamentos de Programas e Projetos, Atenção Básica, Planejamento Familiar e Saúde da Família, vinculados à Secretaria da Saúde da Prefeitura de Valinhos.

Local: Valinhos