Nesta segunda-feira (11), a Prefeitura de Valinhos deu início ao credenciamento de pessoas portadoras de fibromialgia para a emissão do cartão de estacionamento que dá direito a vagas preferenciais, já destinadas a idosos, gestantes e pessoas com deficiência. A solicitação deve ser feita presencialmente na Secretaria de Mobilidade Urbana, localizada na Rua Doutor Fernando Leite Ferraz, 705 - Parque Terra Nova, das 8h30 às 16h00.
“Um dos pilares do nosso plano de Governo são as políticas públicas de inclusão. No ano passado, trabalhamos para implementar a carteira de identificação da pessoa com espectro autista, avançamos nas ações da Educação na área de inclusão e assim em todas as demais áreas. Mais do que um respeito, é um dever, uma política de Estado na concepção melhor da palavra", afirmou a prefeita Capitã Lucimara.
Os documentos necessários são:
- Formulário de solicitação de Credencial para Estacionamento Portador de Fibromialgia preenchido (disponível na Secretaria de Mobilidade Urbana);
- Laudo médico original referente à doença, discriminando o CID (Classificação Internacional de Doenças), emitido há no máximo 12 meses;
- Original e cópia de documento oficial de identificação com foto (RG, CNH ou equivalente);
- Comprovante de residência atual, de no máximo três meses, no nome do requerente.
Após a solicitação, o munícipe deve aguardar o contato da equipe da mobilidade para retirar o cartão, que leva cerca de uma semana para ficar pronto. No momento do uso, ele deve ser colocado no painel do carro, com a parte frontal à mostra.
A credencial é válida apenas para pessoa portadora de fibromialgia, sendo intransferível. Até dois veículos podem ser cadastrados na credencial, caso a pessoa não seja habilitada. Além disso, ela precisa estar portando o documento quando for estacionar.
Os cartões só poderão ser usados no município de Valinhos e terão validade de cinco anos, podendo ser renovados.
Autor: Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos