13 ABR 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Programa Valinhos Agro promove visitas em propriedades voltadas à agricultura e pecuária

Com a finalidade de dar suporte, orientações e promover a aproximação com os produtores rurais de Valinhos, o Programa Valinhos Agro, desenvolvido pela Prefeitura e coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, tem avançado nas visitas técnicas diárias. Além do trabalho de extensão rural nas propriedades com cultivo de frutas, verduras e legumes, o Programa, criado na gestão da prefeita Capitã Lucimara, também é destinado ao apoio dos setores que trabalham com criação de animais. Entre as últimas visitas realizadas pela equipe técnica do programa, estão a produção de mel e criação de ovelhas.

“As propriedades rurais em nossa cidade somam em área 770 hectares, sendo que a maior parte delas, cerca de 470, com áreas entre 1 e 5 hectares e consideradas de pequeno porte na produção rural, são especialmente manejadas para a produção de frutas. Mas há em nosso município produção na pecuária, que embora não seja o forte do município, também tem boa representatividade e merece acompanhamento técnico por parte do Programa Agro Valinhos pois contribuem para a geração de renda das famílias”, destaca a prefeita Capitã Lucimara.

Entre as ações no suporte técnico para a melhoria da produtividade no cultivo de frutas, verduras e legumes, o diretor do Departamento de Agricultura, Aluísio Mamprin Brunello, explica que promove-se a análise de solo, de água e nutrientes em deficiência, monitoramento de pragas bem como soluções biológicas para combatê-las, orientações para estruturas de construções rurais para estoque, armazenagens e deslocamento para escoamentos dos produtos.

Já com relação ao suporte voltado aos pecuaristas, o engenheiro agrícola e gestor ambiental, Fábio Calixto Marquez, também responsável pela elaboração dos relatórios e pareceres técnicos do Programa, explica que entre as orientações estão a manutenção correta, por exemplo, dos silos onde são armazenados os grãos produzidos nas propriedades para o trato dos animais, verificação das estruturas físicas que os acomodam.

“Neste trabalho de extensão rural avalio inclusive se há áreas de preservação ambiental no local e se a legislação do meio ambiente está sendo cumprida, existência de fonte hídrica habilitada para a hidratação da criação, bem como o plantio de vegetação para a sua alimentação, entre outros. Com este suporte e maior aproximação dos agropecuaristas, observamos que todos que já foram visitados estão bem receptivos”, explica Fábio.

Desde que a Prefeitura deu início à implantação do Programa Valinhos Agro, no último mês de março, já foram realizadas mais de 20 visitas técnicas a propriedades rurais no município.

“O objetivo é de oferecer suporte aos agricultores e pecuaristas, além de mapear as condições de solo, plantio, produção. A finalidade do Programa também é promover a integração entre o poder público municipal e os produtores visando, além do suporte técnico, a geração de renda e emprego no campo”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rafael Agostinho.

Saiba mais

De acordo com dados de 2020 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) as frutas somam um rendimento médio de 232 toneladas por hectare no município, sendo as mais cultivadas a goiaba, o figo, caqui, abacate, banana e laranja. Com relação à produção agropecuária destacam-se a criação de bovinos, caprinos, equinos, galinhas, suínos, além da produção de leite de vaca, ovos e mel de abelha.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos