19 ABR 2022
SAÚDE
Valinhos já vacinou 6.125 pessoas na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, já vacinou 6.125 pessoas, entre idosos e profissionais da saúde, na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que começou no início de abril na cidade. Deste total, 5.788 são idosos acima de 60 anos e 337 são trabalhadores da área de saúde.

“Esta é uma primeira etapa da campanha. Inicialmente estamos vacinando os grupos que correm mais risco ou estão mais expostos ao vírus da gripe, conforme calendário do Governo Federal”, afirmou a Prefeita Capitã Lucimara.

Além da vacinação ocorrer em todas as UBS’S (Unidade Básica de Saúde), equipes da Vigilância Epidemiológica estão realizando uma força-tarefa para vacinar idosos e profissionais da saúde que trabalham em instituições de longa permanência de internação. Nos idosos, além da vacina da Gripe, está sendo aplicada também a 4ª dose da vacina da Covid-19.

A próxima etapa da campanha vacinará crianças de 6 meses a menores de 5 anos e começa no dia 30 de abril, que também será o Dia D de vacinação. Confira o calendário completo:

30 de abril: Dia D de vacinação;
A partir de 30 de abril: vacinação de crianças de 6 meses a menores de 5 anos;
A partir de 2 de maio: vacinação de gestantes e puérperas;
A partir de 9 de maio: vacinação de professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades;
A partir de 16 de maio: vacinação de povos indígenas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e rodoviários, membros das forças de segurança e salvamento e forças armadas, e trabalhadores portuários;
3 de junho: encerramento da Campanha.

Sarampo

A Prefeitura de Valinhos está dando andamento também na Campanha de Vacinação contra o Sarampo no município. Até o momento, 80 doses foram aplicadas em profissionais da área da saúde.

“A partir do dia 30 de abril, a vacina contra o Sarampo também estará disponível para crianças de seis meses a menores de cinco anos (4 anos 11 meses e 29 dias)”, disse o secretário da Saúde, Dr. Gabriel Signorelli.

A vacinação, tanto da Gripe, quanto do Sarampo, ocorre em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, com horário de atendimento das 9h00 às 11h00 e das 13h00 às 15h00, de segunda a sexta-feira.

Local: Valinhos