19 ABR 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Prefeitura de Valinhos e Embrapa formam parceria para o desenvolvimento rural do município
Ação visa o diagnóstico, monitoramento e subsídio de políticas públicas para incentivo da produção agrícola pelo programa municipal Valinhos Agro
Com o objetivo de diagnosticar informações e demandas estratégicas para subsidiar políticas públicas e ações de apoio à agricultura familiar em Valinhos, a Prefeitura, sob coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, e a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, formalizaram neste mês de abril uma parceria, por dois anos, para buscar o desenvolvimento rural do município. A ação integra o Programa Valinhos Agro viabilizado pela prefeita Capitã Lucimara para fomentar a produção agrícola no município.

Entre as ações em parceria com a Embrapa estão, além de um diagnóstico participativo para levantar demandas, um estudo aprofundado de forma amostral em campo, atualização dos mapas de uso das terras, eventos com agricultores para capacitação e divulgação de resultados. A ação também contará com o apoio da Associação Agrícola de Valinhos e Região (AAVR).

“Esta parceria com a Embrapa integra o recém implantado Programa Valinhos Agro, desenvolvido pela Prefeitura. Com o grande número de agricultores e produtores rurais em nosso município, por meio do Programa, teremos mais ferramentas para oferecer orientação e auxílio para o desenvolvimento de suas atividades com mais qualidade e geração de renda às famílias que vivem do campo”, destaca a prefeita Capitã Lucimara.

A prefeita também acrescenta que dentre as propostas pelo está o acompanhamento, por 1 ano, nas propriedades, tanto dos jovens quanto dos seus pais, dos compromissos assumidos, e avaliação dos cenários da aplicabilidade de um programa de apoio ao jovem rural buscando incentivo para atrair novos jovens produtores rurais.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rafael Agostinho, a parceria com a Embrapa, é de extrema importância pois será possível fazer um diagnóstico detalhado a ser aplicado, de forma amostral, para conhecimento das dimensões social, econômica, ambiental, agronômica e de governança do conjunto de agricultores do município.

Os trabalhos serão conduzidos por uma equipe técnica da Embrapa de Campinas, formadas pelos pesquisadores Ivan André Alvarez que também é o Coordenador, e os membros Cristina Aparecida Rodrigues e Fagoni Fayer Calegario. No plano de trabalho da equipe está prevista a atualização do mapa de uso das terras de 2017 quantificando as áreas mapeadas por classes de uso e cobertura das terras para todo o município e para recortes geográficos de interesse do projeto comparando-o com 2017.

A parceria entre a Prefeitura de Valinhos ainda inclui capacitação dos agricultores conforme as prioridades citadas pelos próprios agricultores, a divulgação de resultados que sirvam de subsídio para uma proposta de agenda municipal de apoio à atividade agrícola, além de encontro com agricultores para validar as informações levantadas nos diagnósticos e na atualização dos mapas de uso da terra.

“Também estão previstas, cursos e eventos, além de parcerias com outras Embrapa para a realização do Dias de Campo, workshop com pais e filhos agricultores utilizando metodologia própria da Embrapa que incentiva a identificação de seus problemas, das possíveis soluções internas e externas, além de seus desejos e necessidades. O projeto também possibilita a seleção de jovens rurais para acompanhamento pelo período de 1 ano, diagnóstico da atuação do jovem na propriedade rural e acompanha-lo nas atividades da agricultura familiar para servir de subsídio para construir uma política pública”, destacou o secretário Rafael.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos