28 ABR 2022
Trimestre tem segunda queda de roubos e furtos de veículos em dois anos
Ação da GCM de Valinhos na Operação Interior Mais Seguro em parceria com a PM.
Os números de roubo e furto de veículos em Valinhos caíram pela segunda vez consecutiva no primeiro trimestre da série dos últimos três anos (2020, 21 e 22), mostram os números da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. O índice é atribuído pelo patrulhamento estratégico e ostensivo desenvolvido em conjunto pela Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, que também realizam sistematicamente a Operação Interior Mais Seguro em vários pontos da cidade.

As estatísticas oficiais mostram que no primeiro trimestre deste ano houve uma queda de 19 crimes de roubo e furto de veículos com relação a 2021, uma redução de quase 28% dessas modalidades criminosas. Já em comparação a 2020, a queda desses crimes foi ainda maior, de 42%.
"São dados importantes mas não podemos acomodar. Estamos trabalhando intensamente para implantar o COI (Centro de Operações de Inteligência), em que um dos focos dessa central de inteligência artificial será a verificação instantânea de placas de veículos, que acaba impactando diretamente na intenção do criminoso quando opta em agir em determinada cidade", explicou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Entre janeiro e março deste ano foram roubados em Valinhos apenas 10 veículos, o que representa uma média de três carros por mês. O roubo acontece quando a vítima está presente e sofre a ação violenta do criminoso. No quesito furto, foram 39 veículos no trimestre, média de 13 por mês, ou seja, menos de um por dia. "Somos sensatos nessa avaliação, pois quem sofre a perda de um carro ou a violência de um roubo não quer saber de estatística. Porém, no geral, queremos mostrar que o resultado do trabalho das forças de segurança está dando resultado positivo para população", apontou o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz.

Na avaliação do comandante da Guarda Civil Municipal de Valinhos, Aparecido Ignácio, os índices de roubos e furtos de veículos do trimestre deste ano são um termômetro para outros crimes que impactam diretamente as pessoas, como os roubos e furtos contra pessoas e residências, por exemplo, e estão ligados diretamente a ações conjuntas entre a Guarda Civil Municipal e Polícia Militar, como a Operação Interior Mais Seguro, que intensifica em dias específicos o policiamento em determinadas regiões da cidade, e também a bloqueios.

"Fazemos (PM e GCM) mais de 100 averiguações de documentos de pessoas, carros e motos, em locais estratégicos de dia e a noite. E isso o bandido observa e acaba afastando sua intenção de agir em nossa cidade", afirmou o comandante.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos