29 ABR 2022
CULTURA
Museu “Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto” recebe cerca de 100 visitantes por semana

Desde a sua inauguração em 12 de abril, o museu “Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto”, que foi totalmente revitalizado pela Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Cultura, em parceria com a Associação de Preservação Histórica de Valinhos (APHV), tem recebido cerca de 100 visitantes por semana. A maior frequência está entre os sábados e domingos, com uma média de 40 visitas. Na última quarta-feira, 27, alunos da E.E Professor José Leme do Prado foram conhecer as novas instalações e contou com a presença do secretário da Cultura, Ricardo do Vale.

“O museu “Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto é um importante equipamento cultura da nossa cidade e mantém viva as nossas memórias. Ele está aberto para toda a população e nós incentivamos a todos que visitem este espaço que está ainda mais bonito após a revitalização”, destacou a prefeita capitã Lucimara.

Cerca de 30 pessoas, entre professores e alunos dos anos finais do Ensino Médio, puderam conhecer a estrutura do museu reformada, os registros feitos pelo Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto e o acervo de peças antigas. Dentre os jovens estava o Hector, estudante do 3º ano, que ficou encantado com o local “Muitas vezes por se tratar de uma cidade de interior, pensamos que não possuímos história, visitar o museu nos faz perceber o quanto evoluímos e que temos sim, um passado rico”, ressaltou Hector Zago, 17 anos.

O museu foi inaugurado em dezembro de 1996 e conta com um grande acervo permanente de peças que contam a história e o passado da cidade, tais como: caneta de pena, telefones antigos, ferro a gás, máquinas de escrever, entre outros. Em um outro espaço está a ‘Sala de Fotografia’ que abriga inúmeros registros realizados pelo fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto de diferentes épocas da cidade.

“O poder transformador da cultura é visível. Durante esta visita pudemos perceber o quanto os alunos ficaram impressionados ao conhecer um pouco mais da história da nossa cidade. Ter um equipamento como este, que será utilizado também para outras atividades culturais, enriquece o nosso município e as nossas pessoas”, afirmou o secretário da Cultura, Ricardo do Vale.

O museu está aberto de terça a domingo, das 9h às 16h30.

Autor: Departamento de Comunicação Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos-SP