A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, promove neste sábado (23), mais uma oficina cultural gratuita, em parceria com o MIS (Museu de Imagem de São Paulo). O tema será construções de brinquedos ópticos: zoo-fenaquistiscópio e taumatroscópio, cuja oficina será ministrada pelo Núcleo de Cinema de Animação de Campinas.
Ao todo serão oferecidas 30 vagas, para a faixa etária a partir dos 7 anos. A oficina será no Centro Cultural "Vicente Musselli (Av. Joaquim A. Correia, 627, Jd. Santo Antônio), das 8 às 12 horas. As inscrições devem ser feitas no mesmo local e até momentos antes da oficina (informações podem ser obtidas pelo fone 3871-3646).
Segundo Wilson Lazaretti, fundador do Núcleo de Cinema, entidade que existe há 38 anos em Campinas, e professor de animação no Departamento de Artes Plásticas do Instituto de Artes da Unicamp, o plano de trabalho da oficina de brinquedos ópticos inclui uma pequena conversa sobre animação, abordando um pouco da história da animação e também das técnicas, tendências e as regras básicas para a representação gráfica do movimento em desenho animado.
"A oficina de animação através da construção de brinquedos ópticos visa estimular e compreender a essência do mecanismo da representação gráfica do movimento, através animações cíclicas", diz Wilson. Ele explica que o modelo chamado de zoo-fenaquistiscópio, especialmente desenvolvido pelo Núcleo de Cinema de Animação de Campinas para oficinas deste tipo, é a junção de dois brinquedos ópticos inventados há mais de 176 anos atrás.
"O primeiro é o zoetrópio, que chamamos de zootroscópio, mas também conhecido como Roda da Vida, inventado por William Hornner na Inglaterra. Quase ao mesmo tempo, só que na Bélgica, o cientista Plateau inventou o fenaquistiscópio. Ambos os brinquedos não eram, na verdade brinquedos e sim instrumentos para medir e provar o fenômeno da persistência da imagem na retina do olho humano. Além de ser divertida, a oficina de construção dos brinquedos ópticos, possibilita a descoberta do princípio da grande arte do cinema", destaca o professor.
Exibição de filmes – Também dentro da mesma parceria com o MIS, haverá exibição gratuita dos filmes "Reflexão de um liquidificador" e "Lápide", no próximo dia 26, a partir das 19h30, no Centro Cultural "Vicente Musselli".
Fichas técnicas
Lápide
1997, 17 min
Direção: Paulo Morelli
Elenco: Denise Fraga e Antonio Calloni
Classificação: 12 anos
Um casal discute sobre amor, morte e a compra de um túmulo.
Reflexões de Um Liquidificador
Brasil, 2010, 80 min
Direção: André Klotzel
Elenco: Ana Lucia Torre, Selton Mello, Fabiula Nascimento, Aramis Trindade, Marcos Cesana e Germano Haiut
Classificação: 18 anos
Um filosófico liquidificador nos conta sobre sua amizade com Elvira, uma dona de casa que passa por um momento agitado em sua vida.