17 MAI 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Na sequência das ações de aniversário da cidade, Prefeitura intensifica ações sociais no CRAS Central II

Entre as ações, destacam-se a apresentação sobre os serviços oferecidos, dados sobre a história da cidade e informações sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Como parte das comemorações dos 126 anos da cidade, celebrado dia 28 deste mês, a Prefeitura de Valinhos, por meio da secretaria de Assistência Social, no CRAS Central II, acolheu um grupo de famílias em suas dependências para apresentar os serviços oferecidos, resgatar a história da cidade e evidenciar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído por lei no dia 18 de maio. Entre novos e antigos moradores, o grupo reuniu pessoas de vários bairros.

“É importante que os moradores, independentemente de ter ou não nascido aqui, criem laços afetivos com a cidade, onde moram. Isto só acontece quando se conhece a cidade e sua história”, disse a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Segundo o secretário de Assistência Social, Argeu Alencar da Silva, a ideia de mostrar a amplitude dos serviços do CRAS’s permite que a população conheça mais seus direitos. “A cada novo encontro, mais pessoas interessadas nos serviços oferecidos pelos quatro CRAS’s da cidade”, afirmou o secretário.

A explanação foi feita pela assistente social Géssica Porto de Oliveira, e a psicóloga, Tatiane Gonçalves Tomizawa, que começaram pelo significado do dia 18 de maio, comemorado nesta quarta-feira. “Nossas crianças e adolescentes devem ser sempre protegidos e respeitados, mas com a instituição desta data evidencia a importância dessa prevenção”, afirmou as palestrantes.

Também foram apresentados os serviços oferecidos pela unidade pública. “Eu conheço mais de nome. Vim ver quais benefícios oferece e se consigo me encaixar em algum deles”, afirmou a moradora do São Bento do Recreio, Mirela Giovana Guimarães Damasceno, de 19 anos, que trouxe o filho de dois anos junto. Entre seus interesses está o Cadastro Único, o CadÚnico.

Outra que veio conhecer os serviços do CRAS foi a moradora Poliane Santos, de 32 anos, mãe de três filhos. Moradora do Vale das Figueiras, apesar de não conhecer todos os benefícios, o interesse principal era na Carteirinha de Autista, instituída recentemente na cidade por lei municipal. “Vim saber mais sobre a carteirinha”, reforçou ela.

Sobre o dia 18 de maio
Instituído pela Lei Federal 9.970/00, o dia 18 de Maio representa o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país.

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o Caso Araceli. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.