18 MAI 2022
Prefeitura promoverá ações de conscientização no Dia Mundial Sem Tabaco
Dia 31 de maio é o Dia Mundial Sem Tabaco e a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, promoverá ações de conscientização para orientar a população sobre os malefícios à saúde ocasionados pelo tabagismo, com entrega de panfletos informativos em vários pontos da cidade, abordagem e orientação multiprofissional e exames de detecção precoce do câncer de boca.

“Nosso dever, como poder público, é alertar e orientar a população sobre problemas de saúde como os causados pelo tabagismo, principalmente porque podem ser evitados. A conscientização é a melhor forma de prevenção, ainda mais neste momento em que o cigarro eletrônico está em uso crescente e muitos são sabem que ele também é perigoso para a saúde”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

As equipes farão orientação multiprofissional e entrega de panfletos nos CEVs 2 e 3 (Centro de Especialidades de Valinhos) e na rodoviária, no período da manhã do dia 31 deste mês. Além disso, os clínicos gerais de todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) farão abordagem direta aos pacientes e distribuirão panfletos informativos. Ainda, a Odontologia das UBSs oferecerá exame de detecção precoce do câncer de boca e orientará para o auto exame.

O cigarro está associado a doenças como: cânceres (leucemia, pulmão, oral, garganta, bexiga, pâncreas, intestino, estômago entre outros), aumento do risco cardiovascular (doenças do coração, infarto, AVC, tromboses), infertilidade, impotência sexual, osteoporose, úlceras gástricas, doenças crônicas pulmonares e uma série de outras comorbidades que poderiam ser evitadas.

Em Valinhos, a população pode buscar tratamento e apoio em grupos do Programa Nacional de Controle do Tabagismo em dois locais: Departamento de Programas e Projetos, na Secretaria de Saúde, e no CREAPS (Centro de Referência de Atendimento Psicossocial). “Estes grupos ocorrem semanalmente com a atuação de equipes multidisciplinares que criam temas e abordagens necessárias para ajudar o tabagista a parar de fumar e manter-se sem o tabaco”, explicou o secretário da Saúde, Dr. Luiz Gabriel Signorelli.

O usuário que quiser mais informações ou realizar sua inscrição para o Programa de Controle ao Tabagismo, pode entrar em contato com o Departamento de Programas e Projetos no CIS (Centro Integrado de Saúde) pelo telefone 3869-9500 ou no CREAPS através do 3871-6289.

Dia Mundial Sem Tabaco

O Dia Mundial Sem Tabaco foi criado para conscientização sobre os malefícios ocasionados pelo uso do tabaco e maneiras para conseguir cessar o tabagismo. O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica, causado pela dependência à nicotina e é considerado a maior causa evitável isolada de adoecimento e mortes precoces pelo mundo.

Atualmente, o uso do cigarro eletrônico vem aumentando e é visto por muitos como alternativa menos prejudicial. No entanto, ele também contém nicotina, além de outros compostos que levam à dependência química e podem provocar cânceres e outros problemas de saúde. A venda do cigarro eletrônico é proibida no Brasil, mas ele é comercializado ilegalmente e é considerado uma porta de entrada para a iniciação no tabaco.

Local: Valinhos