18 MAI 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Operação Inverno: Prefeitura encaminha oito pessoas ao abrigo municipal e mantém força-tarefa na prevenção à forte frente fria
Quem quiser doar cobertores e agasalhos, é só entrar contato com o Fundo Social de Solidariedade

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Assistência Social, manterá a força-tarefa, que teve início na última terça-feira (17), como prevenção à forte frente fria que assola o país e atingiu também a cidade. Na primeira noite, foram atendidas 10 pessoas, sendo oito encaminhadas para o abrigo municipal, no Joapiranga. Apesar do frio, não houve registro de nenhuma ocorrência grave.

As ações são resultado do trabalho em parceria com as Secretarias da Saúde, de Segurança e Cidadania, por meio da GCM, da Coordenadoria do Bem-Estar Animal, vinculada ao Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, e Fundo Social de Solidariedade (FSS), além da Polícia Militar (PM).

“Importante esta ação que preparamos para atender aos que mais precisam, sobretudo nesta semana de intenso frio. Agradeço a todos os voluntários, aos profissionais da Prefeitura, a PM, enfim, a todos que contribuíram nesta 1a noite. Mantemos a ação durante toda a semana e estamos atentos para constante melhorias das ações, porque o frio está bastante forte”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

As principais ações são o convite aos moradores em situação de rua para que possam aceitar irem ao abrigo de Joapiranga, distribuição de cobertores e esquema de prevenção à saúde, com referência na UPA.

“Foram entregues cobertores e sacos de dormir. Em vários locais e pontos conhecidos de concentração  das Pessoas em Situação de Rua, não havia mais ninguém, felizmente”, detalhou o secretário de Assistência Social, Argeu Alencar da Silva.

Segundo ele, o trabalho contou principalmente com a presença de profissionais da Prefeitura, voluntários e a Polícia Militar. “O trabalho continua por toda a cidade”, garantiu o secretário.

Os principais locais e vias públicas com pessoas em situação de rua na cidade são a Estação de trem,  Viaduto da Vila Santana (Av. Brasil), Praça 500 anos, próximo ao banheiro público, Praça da Bíblia, Canteiro central da Av. dos Esportes, entre SEAS e Rodoviária,  Rua Antônio Carlos, Rua Treze de Maio (próximo a FabriSpuma), Terminal Rodoviário e o CACC. “A maioria das pessoas que ficam no CACC frequentam o SEAS (Serviço Especializado de Abordagem Social) e retiram doação de cobertores e roupas”, salientou o secretário.

Campanha de solidariedade
O Fundo Social de Solidariedade também atende famílias em situação de vulnerabilidade neste período de frio. O órgão possui uma reserva de cobertores, que será utilizada de acordo com a necessidade.

Desde o último dia 11, Valinhos iniciou a tradicional campanha de inverno, com o slogan Inverno Solidário 2022, com o lançamento feito na EPTV. O FSS está disponibilizando caixas e transporte para as escolas, condomínios e a todos que quiserem participar desta tão importante campanha solidária. “Estamos pedindo roupas de frio e cobertores”, adiantou o diretor do FSS, Fábio Cuono.

Segundo ele, a empresa ou instituição que quiser participar da campanha de solidariedade, basta fazer contato com o órgão. “Para quem quer arrecadar, entrem em contato, verificamos o endereço e acertamos data para entrega da caixa de arrecadação e cartaz. Nos prontificamos a ir buscar assim que a caixa estiver cheia”, finalizou o diretor.

Mais informações para participar da campanha de solidariedade pelo telefone (19) 3849-4000