19 MAI 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Após força-tarefa na semana, Valinhos intensifica Operação Inverno a partir do dia 23 de maio por 3 meses

Ação prevê aumento de, aproximadamente, 70% no número de vagas para atendimento às pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Assistência Social, intensificará a Operação Inverno deste ano a partir da próxima segunda-feira (23), antecipando a estação, que começa dia 21 de junho. Com planejamento , foi possível aumentar em, aproximadamente, 70% o número de vagas para atendimento às pessoas em situação de rua, agora são 50 vagas, divididas entre o Centro Comunitário e o Abrigo Municipal, já em uso com a força-tarefa, iniciada na última segunda-feira (16). No abrigo, há 25 vagas para homens e cinco voltadas para o público feminino que se encontra em situação de rua.

A operação está prevista encerrar dia 21 de agosto, com duração de 90 dias. “Nossa preocupação é com o ser humano, independentemente de sua condição social, econômica ou se são nascidos ou não no município. Neste momento, em que as temperaturas estão bastante abaixo, com madrugadas em torno de seis graus, é preciso ter amor ao próximo e dar condições de pernoite”, anunciou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

A previsão é que o Centro Comunitário abrigará 20 homens, enquanto o abrigo municipal 30, dividido entre homens e mulheres, todos adultos. “Em ambos os espaços haverá pernoite, com oferecimento de banho, jantar e café da manhã”, garantiu o secretário de Assistência Social, Argeu Alencar da Silva. O horário de funcionamento dos locais será das 19 horas às 7 horas da manhã do dia seguinte.

Operação passada
Em 2021, a Prefeitura promoveu a acolhida de inverno, que foi de 18 de junho a 5 de agosto. Ao total, passaram pelo abrigo 62 pessoas, com 642 atendimentos gerais.