20 MAI 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
No 3º dia da Força-tarefa da Operação Inverno, Prefeitura acolhe mais 8 pessoas ao abrigo municipal
Prefeitura vai intensificar a Operação Inverno a partir da próxima segunda-feira (23) com mais vagas para pessoas em situação de rua

Com a permanência das baixas temperaturas durante a noite e madrugada desta sexta-feira (20), a força-tarefa criada pela Prefeitura de Valinhos realizou 11 abordagens às pessoas em situação de rua, sendo oito encaminhamentos ao abrigo municipal. Nesta madrugada foram entregues ainda seis cobertores e dois sacos de dormir. Nos três dias da ação, foram acolhidos 24 pessoas em Joapiranga, que tem 30 leitos, divididos entre 25 masculino e cinco feminino.

A ação começou logo após o anúncio de uma frente frio, na última segunda-feira (16), com a participação das Secretarias da Assistência Social, da Saúde, de Segurança e Cidadania, por meio da GCM, da Coordenadoria do Bem-Estar Animal, vinculada ao Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, e Fundo Social de Solidariedade (FSS), além da Polícia Militar (PM).

“O objetivo da força-tarefa é acolher quem mais precisa, sempre com respeito, dignidade e amor ao próximo. Trabalhamos, incansavelmente, para que todos possam ter conforto, sobretudo nestas noites mais frias de outono, com a proximidade do inverno”, comentou a prefeita Capitã Lucimara Godoy. A preocupação da prefeita são as baixas temperaturas, principalmente durante as madrugadas. As principais ações são o acolhimento das pessoas em situação de rua ao abrigo de Joapiranga, distribuição de cobertores e esquema de prevenção à saúde, com referência na UPA.

“Continuamos com nosso planejamento e a cada noite vamos aperfeiçoando mais nossas ações e acolhimentos”, afirmou o secretário de Assistência Social, Argeu Alencar da Silva. O secretário lembrou que o abrigo municipal recebe a pessoa em situação de rua juntamente com seus pets.

No abrigo, os usuários têm direito a jantar, ceia da noite e café da manhã no dia seguinte, além do banho. “Os pets encontrados foram cuidados tanto pela equipe da Coordenadoria do Bem-Estar Animal de Valinhos como por voluntários do 3º Setor da cidade”, acrescentou o secretário.

Histórico
No primeiro dia da força-tarefa, foram atendidas 10 pessoas, sendo 8 encaminhadas para o abrigo municipal, no Joapiranga.

Já na segunda noite, com temperaturas registradas em seis graus, a Prefeitura distribuiu 34 cobertores e encaminhou mais 8 pessoas ao abrigo.

Os principais locais e vias públicas com pessoas em situação de rua na cidade são a Estação de trem,  Viaduto da Vila Santana (Av. Brasil), Praça 500 anos, próximo ao banheiro público, Praça da Bíblia, Canteiro central da Av. dos Esportes, entre SEAS e Rodoviária,  Rua Antônio Carlos, Rua Treze de Maio (próximo a FabriSpuma), Terminal Rodoviário e o CACC. “A maioria das pessoas que ficam no CACC frequentam o SEAS (Serviço Especializado de Abordagem Social) e retiram doação de cobertores e roupas”, salientou o secretário.

Operação Inverno
A Prefeitura intensifica a Operação Inverno deste ano a partir da próxima segunda-feira (23), antecipando a estação, que começa dia 21 de junho. Nesta fase, haverá 50 leitos disponíveis, com a utilização do Centro Comunitário e o abrigo municipal, garantindo um aumento de, aproximadamente, 70% de vagas para atendimento às pessoas em situação de rua. A operação está prevista encerrar dia 21 de agosto, com duração de 90 dias.

Campanha de solidariedade
Paralelo a estas ações, o Fundo Social de Solidariedade (FSS) iniciou a tradicional campanha de inverno, no início deste mês, com a EPTV e o governo do Estado.

Na EPTV o slogan usado é Seu Agasalho Pode Ter um Final Feliz, Doe. Já a parceria entre o Estado de São Paulo e o Fundo Social do Estado visa estimular a doação de cobertores novos como um ato de amor ao próximo: Este Inverno Não Vai Ser Tão Frio, Porque Podemos Contar Com Você.

O FSS está disponibilizando caixas e transporte para as escolas, condomínios e a todos que quiserem participar desta tão importante campanha solidária. “Estamos pedindo roupas de frio e cobertores”, adiantou o diretor, Fábio Cuono.