24 MAI 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Prefeitura de Valinhos segue com Operação Inverno para acolhimento e distribuição de cobertores
Ação se estende até o dia 21 de agosto

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Assistência Social, intensificou, desde segunda-feira, 23, a Operação Inverno 2022.  A ação, que foi antecipada na semana passada na forma de uma força-tarefa, por conta da forte frente fria registrada na cidade, foi ampliada com mais vagas para acolhimento de moradores em situação de rua.  Ao todo, nesta segunda, dia 23, foram encaminhadas 10 pessoas para o abrigo municipal de Joapiranga, distribuídos 5 cobertores, com 11 acolhimentos realizados nas ruas da cidade. Não houve registro de nenhuma ocorrência. A operação está prevista durar 90 dias, até 21 de agosto.

“Apesar das temperaturas apresentarem uma elevação nesta semana, não podemos descuidar de ninguém. Até porque estão previstas novas frentes frias, sobretudo em junho e julho”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Segundo o secretário de Assistência Social, Argeu Alencar da Silva, os 10 encaminhamentos foram feitos via SEAS (Serviço Especializado de Abordagem Social). “No acolhimento na rua, foram atendidas 11 pessoas, nenhuma quis ir para o abrigo e cinco pediram cobertor”, especifica o secretário.

O trabalho da operação começou às 19 horas. Na recepção do abrigo, os acolhidos receberam um kit de higiene pessoal, refeições, banho e local para dormir, além de ser ofertado um chá.

O término aconteceu às 7 horas desta terça-feira (24). “Tiveram café da manhã e, em seguida, todos foram embora. Não tivemos nenhuma intercorrência nesta data”, finalizou o secretário.

Locais
Ao todo serão oferecidas 50 vagas, divididas entre o centro comunitário e o abrigo municipal. No abrigo há 25 vagas para homens e cinco voltadas para o público feminino que se encontra em situação de rua. A previsão é que o Centro Comunitário abrigará 20 homens

Em ambos locais haverá pernoite, com oferecimento de banho, jantar e café da manhã. O horário de funcionamento dos locais será das 19 horas às 7 horas da manhã do dia seguinte.