26 MAI 2022
Noções de defesa pessoal são ensinadas para mulheres pela GCM
Um grupo de mulheres recebeu ensinamentos básicos de defesa pessoal na manhã desta quarta-feira, dia 25, na base da Guarda Civil Municipal de Valinhos, como parte do pacote de ações em defesa da mulher que o governo da prefeita Capitã Lucimara Godoy está oferecendo para conscientização em respeito da Lei Maria da Penha (Lei Federal 11.340/2006). Nesta sexta-feira, dia 27, haverá a palestra sobre violência doméstica com a ex-delegada de Polícia Civil Teresinha de Carvalho, às 9 horas, na Faculdade Valinhos (Avenida Invernada, 595 – Vera Cruz), e a entrega da viatura Guardiã Maria da Penha para a Guarda Civil Municipal, dentro do projeto voltado à proteção de mulheres em situação de violência.

Participaram do evento o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, o comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio, os vereadores Thiago Samasso e Simone Bellini, ela que também é guarda civil municipal, a presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Maria Teresa Del Niño Jesus Espinós de Souza Amaral e a coordenadora da Coordenadoria da Mulher, Marilene dos Santos.

"Estamos promovendo diversas ações entre secretarias pertinentes para promover o respeito aos direitos da mulher, e esse ensinamento sobre defesa pessoal, além de ser instrutivo, leva a mensagem para sociedade que aqui em Valinhos estamos dando muita atenção para o bem estar e qualidade de vida das mulheres em geral", destacou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, enfatizou que a administração municipal está empenhada em passar a mensagem da importância da Lei Maria da Penha para que agressões e desrespeitos contra a mulher não venham a acontecer, seja em qualquer ambiente ou situação. "Estamos trabalhando para proteger a mulher em todos os sentidos, começando com a implantação da cultura do respeito aos princípios fundamentais", salientou.

Já o comandante da GCM, Aparecido Ignácio, acrescentou que a corporação está empenhada em fazer cumprir as determinações da Lei Maria da Penha, treinando equipes para atuar no Projeto Guardiã Maria da Penha que atuará 24 horas no patrulhamento exclusivamente direcionado para atendimento a ocorrências ligadas à violência doméstica. "Antes da chegada da viatura, é importante saber como se proteger do agressor e ter noções de defesa pessoal é fundamental", explicou.

Quem aplicou os ensinamentos foi o subinspetor da Guarda Civil Municipal, Leandro Pereira, que passou pontos teóricos e práticos de evasão, saídas de agarramento, esganadura e movimentos circulares. "Mais importante que ensinar técnicas para escapar de situações de risco, é implantar a cultura do empoderamento feminino, fazer as mulheres acreditarem que elas podem, elas conseguem, e assim perder o medo do possível agressor", afirmou.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos