A Guarda Civil Municipal (GCM) de Valinhos teve um final de semana de atuação intensa em diferentes frentes. Na noite de quinta-feira (6), uma mulher foi detida com drogas durante operação em praça pública. Já na sexta-feira (7), o sistema de monitoramento do COI contribuiu para a identificação de veículo envolvido em furto a residência, resultando na abordagem pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
“A nossa presença nas praças é uma ação contínua que visa devolver os espaços públicos à população, garantindo que as famílias possam frequentá-los com tranquilidade. Além disso, a tecnologia do COI tem sido essencial para identificar criminosos que tentam burlar o sistema, como neste caso de furto a residência. A integração com a PRF e outras forças de segurança demonstra que o trabalho em rede é o caminho para resultados cada vez mais efetivos. Seguiremos atuando com rigor e contando com a participação da população por meio do 153”, destacou o comandante da GCM de Valinhos, Anderson Gomes.
Confira os destaques das ocorrências:
Mulher é detida com drogas no Centenário
A GCM deteve na noite de quinta-feira (6) uma mulher de 38 anos durante patrulhamento na Praça do Jardim Centenário. Com ela, os agentes localizaram porções de cocaína.
De acordo com a corporação, a suspeita possui antecedentes por tráfico e porte de drogas. Ela foi conduzida ao Plantão Policial, onde a autoridade ratificou o indiciamento. A mulher poderá perder o benefício de responder ao processo em liberdade, já que estaria descumprindo medida imposta pela Justiça que a impedia de permanecer em via pública após as 22h.
A ocorrência foi registrada durante o patrulhamento intensivo nas praças e espaços públicos do município. A ação tem como objetivo reforçar a segurança, combater o tráfico e o consumo de drogas, prevenir o consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade e proporcionar mais tranquilidade às famílias.
As ações contam com equipes do Patrulhamento Preventivo, da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) e do PAE (Patrulheiro Amigo da Escola), que realizam abordagens de rotina, averiguação de pessoas em atitude suspeita e fiscalização em estabelecimentos denunciados por perturbação do sossego.
Monitoramento do COI identifica veículo com placas trocadas e auxilia em furto a residência
O sistema de monitoramento do Centro de Operações e Inteligência (COI) da GCM de Valinhos auxiliou na identificação de um veículo envolvido em um furto a residência ocorrido no dia 31 de julho.
O automóvel entrou em Valinhos utilizando sua placa original e, posteriormente, passou a circular com a identificação pertencente a outro veículo. Por meio do monitoramento, foi possível relacionar as duas placas ao mesmo automóvel, mesmo após a alteração.
As informações foram compartilhadas com as demais forças de segurança. Posteriormente, o veículo foi abordado pela PRF na Rodovia Régis Bittencourt, km 285, sentido São Paulo. No automóvel estavam três ocupantes. Durante a abordagem, foi constatado que um deles possuía mandado de prisão em aberto. Também foi localizada uma maleta contendo anéis e outras joias.
A vítima reconheceu uma das joias como sendo de sua propriedade, apontando semelhança com uma das peças subtraídas durante o furto. Os três ocupantes foram indiciados pelo crime de furto.
O caso evidencia a importância do sistema de monitoramento da GCM de Valinhos, que possibilitou identificar o veículo mesmo após a alteração de sua placa e contribuiu para o compartilhamento de informações com as demais forças de segurança.









