26 MAI 2022
SAÚDE
Prefeitura e São Leopoldo Mandic fazem ação de conscientização sobre a importância da vacinação nesta quinta
Nesta quinta-feira (26), a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, em parceria com professores e alunos da Faculdade São Leopoldo Mandic, está promovendo uma ação de conscientização da população sobre a importância e os benefícios da vacinação, no terminal rodoviário da cidade.

“Essa iniciativa é muito importante, porque as vezes, mesmo com toda a divulgação que fazemos, algumas pessoas podem se esquecer ou perder o calendário de vacinação. Agora, falando pessoalmente com cada um, esperamos que a cobertura vacinal aumente na cidade”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

A equipe, formada por alunos de medicina da faculdade, que fazem estágio na Prefeitura, estão fazendo abordagem individual para orientação sobre a vacinação e entrega de panfletos educativos para os munícipes que estão passando pela rodoviária, explicando sobre o calendário e os benefícios das vacinas.

“Com a cobertura vacinal baixa, tanto da 2ª dose da Covid-19 para crianças, como as da Gripe e Sarampo e de outras, em todos os grupos, precisamos de ações como essa para incentivar nossa população. Além disso, é motivador ver alunos empenhados em ajudar a cidade, então fica aqui nosso agradecimento a eles”, comentou o secretário da Saúde, Dr. Luiz Gabriel Signorelli.

Nesta quinta, a equipe esteve na rodoviária das 8h00 às 11h00 e na parte da tarde, das 14h00 às 17h00, eles retornarão. A ação aconteceu também na quinta-feira (19) passada.

Vacinas de cada grupo

Crianças de 6 meses a menores de 5 anos: Influenza e Tríplice Viral;
Crianças (com 7 anos ou mais) e adolescentes: BCG, Hepatite B, Difteria e Tétano, Poliomielite, HPV, Tríplice Viral, Meningocócica e Febre Amarela;
Adultos (20 – 59 anos): Hepatite B, Difteria e Tétano, Tríplice Viral e Febre Amarela;
Adultos (60 anos ou mais): Hepatite B, Difteria e Tétano, Febre Amarela e Influenza;
Gestantes: Hepatite B, Difteria, Tétano e Coqueluche e Influenza;
Puérperas: Tríplice Viral e Influenza.

Locais e horários de vacinação em Valinhos

Sarampo, Hepatite B, Meningite e Poliomielite:
Em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade. Dia e horário podem variar dependendo da vacina.

Tuberculose
Na UBS Vila Santana.

Covid e Gripe:
Vacinação crianças de 5 anos ou imunossuprimidas (Pfizer) e crianças de 6 a 11 anos (CoronaVac):
- No posto fixo da Vigilância Epidemiológica, que funciona na Avenida Brasil nº 144 (em prédio anexo à UBS da Vila Santana) com aplicação de doses conforme disponibilidade, de segunda a sexta-feira, das 15h00 às 18h30.

Vacinação de adolescentes (a partir de 12 anos), jovens e adultos (1ª, 2ª e 3ª doses)
- No posto fixo da Vigilância Epidemiológica, que funciona na Avenida Brasil nº 144 (em prédio anexo à UBS da Vila Santana) com aplicação de doses conforme disponibilidade. O horário de atendimento é das 15h00 às 18h30, de segunda a sexta-feira. Lembrando que a 3a dose só está liberada, pelo Ministério da Saúde, para adultos acima de 18 anos, ou menores, se for imunossuprimido.

Vacinação de idosos acima de 60 anos (Covid-19 e Gripe)
- Em TODAS as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. De segunda a sexta-feira, das 9h00 às 11h00 e das 13h00 às 15h00. Aplicação das vacinas contra Covid-19 e Gripe.

Vacinação CEDIC (Covid-19 e Gripe)
- Localizada na Avenida Brasil, 144 – Vila Santana (na Vigilância Epidemiológica), de segunda a sexta-feira, das 15h00 às 18h30.
Gripe: crianças maiores de 3 anos, pessoas com comorbidades, professores, profissionais da saúde, caminhoneiros, profissionais da segurança e salvamento, idosos e gestantes e puérperas.
Covid: crianças maiores de 5 anos, imunossuprimidos e idosos. Todas as doses disponíveis, conforme os critérios já estabelecidos.

Local: Valinhos