27 MAI 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Valinhos recebe totem de identificação personalizado do Circuito das Frutas
A área da Estação Ferroviária no centro de Valinhos, onde situa-se também o Museu Municipal “Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto”, um dos pontos turísticos mais visitados do município, acabou de receber um totem de identificação personalizado do Circuito das Frutas. Valinhos é a primeira cidade do circuito a ter instalado o totem, cuja área do museu foi estrategicamente escolhida por receber turistas que visitam a estrutura da Estação e ciclistas que pedalam até o local, por meio de um circuito, vindos de Louveira com direção à Itatiba.

A implantação do totem de identificação em Valinhos, a primeira cidade entre as 10 que integram o Circuito, foi promovida pela Secretaria Estadual de Turismo e Viagens, e faz parte das ações desenvolvidas com o apoio do Polo Turístico do Circuito das Frutas, um consórcio intermunicipal para desenvolvimento do turismo e seus atrativos.

“Ficamos felizes de sermos a primeira cidade a ser contemplada com o programa de sinalização turística do Circuito das Frutas promovido pela Secretaria Estadual de Turismo e Viagens. Neste momento de recuperação da economia, após longo período na pandemia que prejudicou vários setores, especialmente o turístico, este é um novo marco para o incentivo aos passeios pelos pontos turísticos de nossa Valinhos. Estamos pela Prefeitura trabalhando em conjunto com o Polo Turístico do Circuito da Frutas para a retomada do desenvolvimento do setor no município, pois Valinhos tem belos pontos turísticos e precisamos valorizar isso e incentivar a visitação de turistas”, disse a prefeita Capitã Lucimara.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rafael Agostinho, recém eleito presidente do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo), que retomou suas atividades após um longo período em razão da pandemia da Covid-19, a expectativa com a retomada das ações voltadas ao setor vão ao encontro das propostas do Polo, que tem como objetivo valorizar no Estado e regionalmente as frutas de época, os encantos da vida rural, lindas paisagens das cidades do Circuito, a gastronomia local, história do imigrante além de suas raízes e valores.

A estrutura tem o formato retangular com 140 centímetros de largura e 245 centrímetros de altura, feita em ACM (alumínio composto) com 3 milímetros de espessura, na cor preta, com estrutura interna em tubos metálicos.

O secretário explica que o totem é adesivado com material recortado em policarbonato, com a indicação do nome do município, região turística correspondente ao município, um ícone representando a região e um QR Code que direciona para o link da página promocional da região turística. Mais informações sobre o turismo da Circuito das Frutas em Valinhos pode ser acessado pelo link: https://circuitodasfrutasoficial.sp.gov.br/destino/valinhos/.

Saiba mais
Formado pelos municípios de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo, o Circuito das Frutas destaca-se pela realização do turismo rural nas diversas propriedades existentes, aproveitando o potencial de produção de frutas historicamente presente na região. A região também é conhecida nacionalmente pelos inúmeros eventos ligados a temática das frutas, que são realizados anualmente. As Festas da Uva, do Morango, do Caqui, da Goiaba, Figo entre outras, comemoram a produção e valorizam o produtor rural dos municípios. Destacam-se, na região, a cultura da uva, morango, pêssego, goiaba, ameixa, caqui, acerola e figo.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos