A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Educação, informou que 2.732 alunos do 3º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino participam entre os dias 11 a 21 de novembro da Prova Brasil.
Aplicada a cada dois anos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais 'Anísio Teixeira' (Inep) do Ministério da Educação, a prova integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O objetivo é avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho. As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.
A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.
A mais importante alteração no sistema de avaliação este ano é a criação da Avaliação Nacional de Alfabetização (Ana) - que faz parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), da qual Valinhos faz parte. A ANA deve medir as habilidades de leitura, escrita e em Matemática das crianças do 3° ano do Ensino Fundamental, série em que se encerra o ciclo de alfabetização.
Para a diretora da Divisão e Suporte Pedagógico da Secretaria da Educação do município, Ana Angélica Júlio, "a expectativa é de que os estudantes da rede municipal consigam bons índices em função do trabalho desenvolvido e que Valinhos continue bem colocada no ranking".