Com o objetivo de prevenir acidentes em vias de grande circulação de veículos e pedestres, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito, deu início à implantação de uma terceira lombada eletrônica no município. O novo sistema será instalado na Avenida dos Esportes, sentido bairro/Centro, nas proximidades do CAFFI (Centro de Atendimento Farmacêutico e Fisioterápico).
Recentemente, o Governo Municipal instalou o mesmo equipamento em outros dois pontos, na Rua São Paulo, próximo ao Colégio Leme do Prado, na Vila Santana, e na Estrada dos Jequitibás, na curva da "Biquinha". Assim como nestes dois pontos, o novo equipamento que está em fase de implantação na Avenida dos Esportes não representará custo adicional à municipalidade.
"O contrato com a empresa DCT Tecnologia, que instala e gerencia os radares fixos e de avanço de sinal vermelho no município, prevê a possibilidade de substituição de equipamentos de fiscalização com baixa utilização, por outros de maior necessidade, como estas lombadas, sem custos adicionais para o município", acrescenta o secretário de Transportes e Trânsito, José Almeida Sobrinho.
Ele também explica que o sistema de lombada eletrônica representa importante alternativa para redução dos riscos de índices de acidentes nestas vias com maior periculosidade. No caso da Avenida dos Esportes, a lombada contribuirá para a prevenção de atropelamentos, "pois neste trecho há travessia frequente de pedestres que se dirigem ao CAFFI para a retirada de medicamentos gratuitos oferecidos pela Prefeitura, ou ao CAUE (Centro de Atendimentos de Urgências e Especialidades)".
Vantagens - "Os equipamentos registrarão a passagem dos veículos e multarão os motoristas que excederem o limite máximo permitido para aquela via, de 40 quilômetros por hora. Uma das vantagens deste sistema de fiscalização eletrônica em relação ao de radares fixos é que a velocidade controlada pode ser menor que 50 e 60 km/h, além do próprio equipamento informar ao condutor a velocidade que ele trafega", destaca o secretário.
Outra vantagem da lombada eletrônica, que substituirá uma lombada física existente no mesmo local, está no fato de o sistema possuir ainda o elemento visual: um conjunto de luzes que mostra o enquadramento da velocidade nas circunstâncias em energia, e um mostrador que informa ao motorista a sua velocidade depois de atravessar os medidores no asfalto.
"Tão logo o equipamento esteja instalado, haverá uma fase que consideramos educativa aos motoristas até que a devida aferição seja feita pelo INMETRO, quando então as multas passarão a valer", afirma o secretário.