06 JUN 2022
Prefeitura adota mudanças na UPA para melhorar atendimento de Covid-19
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, vem adotando medidas para melhorar o atendimento relacionado à Covid-19. Atualmente, na cidade, todo este atendimento é direcionado à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que nesta segunda-feira (6), passa a realizar a testagem em uma área externa exclusiva, de segunda a segunda, das 7h00 às 0h00, otimizando o fluxo interno na unidade.

“A tenda exclusiva para testagem, além de acelerar o processo para quem procura atendimento por sintomas respiratórios, desafogará também o atendimento na UPA, retirando da espera os pacientes que desejam apenas realizar o exame de Covid-19, otimizando os atendimentos de urgência e emergência”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

De acordo com balanço da Secretaria da Saúde, a UPA vem apresentando um aumento significativo na procura por atendimento nos últimos três meses. Em março foram 13.000, em abril 14.000 e em maio foram 17.000 atendimentos no geral. Destes, em média, por dia, 150 são exames de Covid, sendo 1/3 positivo. Este fato significa que outras doenças respiratórias, que não Covid, estão atingindo a maioria das pessoas com estes tipos de sintomas.

Apesar do aumento expressivo neste período, a implantação do Protocolo de Manchester, em abril, permitiu que os casos graves fossem atendidos rapidamente na UPA. Este sistema consiste em uma triagem classificatória de risco, identificadas por cores de pulseiras, com o objetivo de avaliar o grau de urgência das queixas dos pacientes, colocando-os em ordem de prioridade para o atendimento. Portanto, para os pacientes que possuem necessidade de atendimento de urgência e emergência (vermelho, laranja e amarelo), não há espera acima do preconizado.

“Por conta do aumento dos quadros respiratórios nas últimas semanas, houve um incremento de pacientes com sintomas leves e até assintomáticos buscado a realização de exames para a Covid. Inclusive, detectamos um número expressivo de não munícipes e de pessoas com plano de saúde realizando exames na UPA, pois no município da pessoa a espera e o acesso é mais demorado, e para os conveniados existe uma burocracia grande para realizar os exames, de acordo com relatos dos pacientes para a equipe”, comentou o secretário da Saúde, Dr. Gabriel Signorelli.

Desta maneira, a Prefeitura já vem tomando atitudes a fim de mitigar o problema que se formou na UPA, como a contratação de mais um médico clínico durante o dia, a abertura de espaço externo para a realização mais célere dos exames de Covid e a alteração do protocolo de exames, no qual o paciente antes passava pelo médico e depois fazia o exame, e agora faz o exame na tenda e depois passa pelo médico.

Além disso, a Prefeitura não renovará o contrato com o laboratório externo que vem descumprindo o contrato, acarretando na demora para a realização dos exames. Com isso, será implantado um laboratório interno na própria UPA, agilizando e melhorando a qualidade dos exames realizados na unidade. Por fim, será feita a troca da empresa de serviços médicos da pediatria, melhorando a qualidade e confiabilidade na escala pediátrica.

Local: Valinhos
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024