A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Educação, implantará em 2014 projeto piloto para o ensino da língua inglesa com computadores usando a metodologia DynEd (Dynamic Education). A novidade atingirá 180 alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) 'Marli Aparecida Borelli Bazetto', localizada no Parque Portugal.
Trata-se de uma das soluções para o ensino da língua inglesa mais premiadas, que está presente em mais de 70 países, com mais de 50 milhões de alunos distribuídos pelo mundo. No Brasil, a implantação do método já ocorreu em várias cidades do Norte e Nordeste, entre elas, Recife (PE), Campina Grande (PB), Santa Maria do Pará (PA) e Castanhal (PA). Já na região Sudeste, Valinhos é a cidade pioneira a implantar o DynEd.
Segundo o secretário da Educação, Danilo Sorroce, a proposta é inserir o aluno num contexto atualizado para o ensino da língua inglesa. "O grande diferencial é que, pelo uso da tecnologia, cada aluno poderá evoluir em seus estudos de forma individualizada sem prejudicar a grade curricular", complementou o secretário.
Neste final de ano, 18 alunos do 7º ano da escola estão tendo a oportunidade de uma amostra dessa nova tecnologia durante cinco aulas no laboratório de informática. "O objetivo é possibilitar a professora a oportunidade de se familiarizarem com o recurso", complementou o secretário.
No projeto de 2014, além das duas aulas de inglês que fazem parte da carga horária da grade curricular, os alunos terão mais duas aulas no contraturno escolar. Para a aplicação do projeto, a escola receberá tablets que serão disponibilizados aos alunos durante as aulas.
Para a aplicação do curso, os 11 professores efetivos de Inglês da rede municipal passam por uma capacitação com 30 horas/aula. Segundo Danilo Sorroce, ideia da Secretaria da Educação, dependendo do resultado do projeto, é estender o curso para todos os alunos do 6º ao 9º ano das 19 escolas da rede municipal.
Para a professora coordenadora da área de Inglês, Sandra Meneghini, essa nova capacitação é uma oportunidade interessante para os professores, que estão se mostrando empenhados em lidar com a nova tecnologia.
Experiência aprovada - A professora de Inglês, Glaucia Bianchini Barbarini, da EMEB 'Marli Aparecida Borelli Bazetto', disse que a implantação do projeto é um desafio e que os alunos estão bastante motivados. "Eles gostam da tecnologia e acredito que o projeto será bem-sucedido", afirmou.
Participante do projeto experimental, o aluno Renan Serrano Teixeira, de 13 anos, está gostando de aprender Inglês por meio do computador. "É mais fácil, pois a gente aprende numa coisa que a gente gosta", disse, ressaltando que é fácil lidar com o programa e que ficou feliz pelo fato da escola ter escolhido para o piloto. "Faz a gente se sentir mais importante", complementou.
Já a aluna Gabriela Araújo Mazola, de 13 anos, ressaltou que vantagem de gravar e ouvir a própria voz. "Assim a gente percebe se está falando certou ou não", explicou, complementando que "será mais fácil e rápido aprender Inglês, o que é muito importante nos dias de hoje".
Sistema premiado - Os cursos da DynEd são fundamentados em extensas pesquisas e a linha extensiva de seus cursos cobre todos os níveis de proficiência, bem como todas as faixas etárias. A solução da DynEd apoia-se em um sistema premiado de Gerenciamento de Dados, em Testes de Domínio e de Nível e materiais diversos para o professor em sala de aula e laboratório, incluindo treinamento para professores, planos para aulas e livro de exercícios para os alunos.
Após produzir o primeiro CD-Rom entre 1987 e 1988, destinado ao ensino de língua inglesa e de receber uma patente por sua criação em 1991, a DynEd disponibilizou sua tecnologia para todo o mundo; possuindo atualmente mais de 20 anos de experiência na implementação de sua avançada tecnologia em diversos âmbitos, tais como: escolas, universidades, ministérios da Educação, empresas e companhias de aviação, em mais de 40 países.