07 JUN 2022
MOBILIDADE URBANA
Diversas ações de conscientização sobre educação no trânsito marcaram o Maio Amarelo em Valinhos
No último mês, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, promoveu uma extensa programação em comemoração ao Maio Amarelo, movimento que tem como objetivo chamar a atenção da população para os índices de acidentes no trânsito. Entre as principais ações feitas, estão a conscientização infantil em escolas, palestras sobre segurança no trânsito, credenciamento de idosos e pessoas com deficiência para vagas de estacionamento preferenciais, minicircuitos de trânsito para crianças e um Escape Room do DER (Departamento de Estradas e Rodagem).

“Foi um mês de muitos ensinamentos e aprendizados, os munícipes e principalmente nossas crianças, puderam entender melhor sobre educação no trânsito, formando motoristas e pedestres conscientes”, afirmou a Prefeita Capitã Lucimara.

A Prefeitura promoveu dois minicircuitos de trânsito infantil. O primeiro aconteceu no final de semana do encerramento da Operação Prefeitura no Bairro, no Parque Portugal. Cerca de 50 crianças participaram da ação. O minicircuito é uma pista de trânsito onde as crianças, em uma bicicleta, puderam experimentar todas as sinalizações usuais de uma via real, como o PARE, placas de sentido obrigatório, semáforo, faixa de pedestre, entre outros, tanto para pedestres, quanto para veículos.

Posteriormente, além de outro minicircuito, a Prefeitura trouxe uma experiência de Escape Room em um caminhão interativo do Departamento de Estradas e Rodagem (DER). Aproximadamente 50 pessoas participaram e a atividade consistia em desvendar o tipo de acidente de trânsito apresentado e, através de pistas, evitá-lo. A experiência abordou temas como o uso do celular, travessia na faixa de pedestres ou passarela e o uso do cinto de segurança.

“Ações que foram um sucesso, assim como todas as outras que realizamos. O Maio Amarelo é extremamente importante, mas a conscientização deve ser feita o ano inteiro. Motoristas conscientes geram um trânsito mais seguro e é isso que queremos para Valinhos”, comentou o secretário de Mobilidade Urbana, Redcliff Sierra Santos.

A Prefeitura levou também o teatro de fantoches do Projeto Bem te Vi na EMEB Dom Bosco, no Jardim São Marcos, e na EMEB Dirce Antônio, no Parque dos Cocais. Cerca de 700 crianças assistiram à quatro apresentações, que tinham o objetivo de conscientizá-las sobre educação e segurança no trânsito.

Em duas oportunidades, equipes da Secretaria de Mobilidade Urbana estiveram presentes na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). No primeiro dia, em uma roda de conversa, os alunos tiraram diversas dúvidas sobre educação no trânsito. No segundo dia, em uma gincana, eles brincaram de acertar o significado das placas, jogo da memória e identificação de peças integrantes de um veículo. Para finalizar a dinâmica, a equipe, acompanhada por um fiscal de trânsito, realizou a travessia em uma faixa de pedestres.

Ainda, um posto da Mobilidade Urbana foi montado no Paço Municipal para o credenciamento de vagas de estacionamento preferenciais. Foram emitidas 60 credenciais, sendo 48 para idosos, 11 para pessoas com deficiência e uma para portador de fibromialgia.

Além disso, durante uma semana, a Prefeitura ministrou palestras voltadas para os agentes de trânsito, para atualização da legislação depois das alterações do Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito, resolução 925 do Contran. O principal objetivo foi orientar os agentes quanto ao preenchimento do Auto de Infração de Trânsito.

Local: Valinhos