08 JUN 2022
Defesa Civil e Corpo de Bombeiros alertam sobre fogueiras e fogos de artifícios

Tradicionalmente nos meses de junho e julho acontecem as festas juninas e julinas com a queima de fogos de artifícios e montagem de fogueiras para tornar o evento mais típico e também aquecer o corpo neste período de frio. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros de Valinhos fazem um alerta sobre o risco de queimaduras pelo manuseio desses fogos e queima de fogueiras, principalmente agora após um período de dois anos sem a realização dessas festividades por conta do isolamento social para combater o Covid-19.

De acordo com a Defesa Civil, no caso específico de fogueiras, o órgão lembra que é proibido atear fogo em área urbana em qualquer época do ano, ou seja, quem acender fogueira está sujeito à punição. Para não correr a possibilidade de sofrer sanções, o diretor de Defesa Civil, Marcos De Paula, sugere que os organizadores de festividades procurem um órgão ambiental do município para saber como proceder em caso de fogueira para uma festividade tradicional.

Por sua vez, o Corpo de Bombeiros, preocupado com eventos familiares em chácaras, sítios e até mesmo na área urbana, orienta para quem quer fazer uma pequena fogueira realizar isso longe de residências e de produtos inflamáveis. Também é indicado limpar a área ao redor (aceiramento) para evitar que as chamas se alastrem por um descuido. E no fim da festa, ao apagar o fogo, é importante jogar água e enterrar as cinzas.

Para as famílias, de acordo com De Paula, é sempre aconselhável tomar cuidado com as crianças, pois elas entram no clima de brincadeira e acabam ficando desatentas perante o fogo. "Por vezes, as crianças acabam jogando algum material no fogo para ele aumentar e pode acontecer uma combustão repentina, ocasionando um acidente com queimaduras graves nos pequenos", detalhou o diretor.

PRIMEIROS SOCORROS

Em casos de queimaduras, o primeiro procedimento é afastar a vítima da fonte de calor e ligar nos telefones de emergência 192 (Ambulância UPA 24 horas) ou 193 (Corpo de Bombeiros).