15 JUN 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Com encerramento da 1ª turma do Programa Famílias Fortes, Valinhos caminha para obter Selo Município Amigo da Família
Em julho, iniciam-se novas turmas no Programa que é inédito na cidade e foi implantando na gestão da prefeita Capitã Lucimara

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Assistência Social, encerrou o último encontro da 1ª turma do  Programa Famílias Fortes, com a entrega de kits de café da manhã em reunião realizada com as famílias que participam do programa. Com o cumprimento de todas as etapas do programa, a cidade será certificada com o Selo Município Amigo da Família. A Prefeitura de Valinhos dará início a uma nova turma, no próximo mês.

O último encontro aconteceu no dia 7 deste mês. “O selo é um reconhecimento do trabalho realizado pela cidade. Ficamos felizes em poder colaborar com o fortalecimento da estrutura familiar da nossa população”, afirma a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Realizado no Centro de Convivência do Idoso (CCI) Roque Palácio, o último encontro foi regado a muita emoção. “Finalizamos o último encontro do Famílias Fortes com a entrega de um Kit de café da manhã, para as famílias levarem pra casa e fazer um café da manhã em família com os demais membros”, acrescentou o secretário da Assistência Social Argeu Alencar da Silva.

O kit entregue continha cereal matinal, barra de cereal, leite, suco de laranja, biscoito salgado, bombom de chocolate e duas canecas em formato de coração que se encaixam. “As crianças ganharam balas de goma, pirulitos e chocolates”, completou o secretário.

O secretário também comemorou a certificação do Selo Município Amigo da Família. “Cumprimos com todos os itens determinados para obtenção do selo, previstos no edital”, explicou o secretário. Somente após o mês de setembro deste ano é que o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos definirá uma data para a emissão do selo físico.

Visitas
A equipe do programa na cidade visitou nesta última terça-feira (14) dois centros comunitários visando levar as atividades do Famílias Fortes para os bairros. Foram visitados os Centros Comunitários do Jardim Jurema e do Jardim Palmares, para conhecer o espaço físico e ver a possibilidade de começar um grupo em ambos os locais.

“Por determinação da prefeita Capitã Lucimara, pretendemos começar, ao menos, um grupo já em julho”, reforçou o secretário. As equipes da Secretaria promoveram a divulgação do programa por meio de reuniões. Na última segunda-feira (13), o programa foi apresentado na EMEB Waldomiro Mayr à diretora Edna Peixoto, pela diretora Fabiana Lima Piccolo e pela coordenadora Dilce Costa.

“Estamos divulgando o Programa Famílias Fortes em todas as escolas municipais e estaduais da cidade, igrejas, associações de moradores e outros locais”, enumerou o secretário, lembrando que também o trabalho será reforçado com ajuda de confecção de  material de apoio, além de vídeo.

No dia 10 deste mês, a Prefeitura realizou o fórum Interfaces da Dependência Química, na  Sala Ivan Fleury Meirelles, com participação da diretora Fabiana Lima Piccolo. “O Programa Famílias Fortes tem como um de seus objetivos a prevenção do uso de álcool e drogas”, esclareceu o secretário.

O Departamento de Desenvolvimento e Fortalecimento da Família da Secretaria de Assistência Social promoveu  reunião em seu prédio para apresentação do programa e da parceria para formação de facilitadoras, no último dia 3.

Estiveram presentes a psicóloga Silvana Lemos, o pastor Luiz Giesbrecht, a pastora Mariana Giesbrecht, a diretora Fabiana Lima Piccolo,  a coordenadora Dilce Costa e a pedagoga Débora Silva Oliveira, além do secretário.