23 JUN 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Em nova fase, obras estruturais do Centro de Operações e Inteligência da GCM começam na próxima semana

A prefeita Capitã Lucimara Godoy informou nesta quinta-feira, dia 23, que as obras estruturais do COI (Centro de Operações e Inteligência) da Guarda Civil Municipal, que monitorará veículos em pontos estratégicos da cidade por meio de câmeras e sistema de tecnologia de segurança, começam na próxima semana. A construtora encarregada pela obra já visitou os ambientes onde serão feitas as adequações para planejar as primeiras intervenções. É a sequência do projeto já anunciado pela Prefeita e que faz parte do Plano de Governo na área de segurança, um dos principais investimentos nesta área para Valinhos.

"Esta obra vai alavancar ainda mais a segurança em nossa cidade e a notícia do início das obras estruturais é mais uma etapa em direção à edificação deste objetivo que estamos trabalhando para concretizar e trará grandes benefícios para o município", destacou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Paralelamente às obras do COI, que será a sala de monitoramento onde ficarão os guardas civis municipais recebendo as informações das câmeras de segurança, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, já instalou em diversos pontos da cidade os postes que sustentarão esses dispositivos e também está ocorrendo a instalação elétrica para funcionamento das câmeras.

"Em breve também vamos iniciar o treinamento do pessoal que vai trabalhar com esse sistema de monitoramento. É um momento importante, pois com essa qualificação vamos unir dois elementos importantes para sustentação da preservação da segurança pública: a alta tecnologia do sistema e a experiência tática dos agentes adquirida ao longo dos anos na corporação", ressaltou o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz.

O objetivo do COI, conforme a prefeita Capitã Lucimara Godoy, é fornecer às policias locais (Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil) informações qualificadas e estatísticas para análises de forma inteligente, promovendo a intensificação do trabalho conjunto e reduzindo o tempo de resposta das ações preventivas e repressivas de segurança pública, de modo a dar continuidade a diminuição dos índices de criminalidade no município.