23 JUN 2022
EDUCAÇÃO
Como investimento educacional, Prefeitura amplia a contratação de professores na Rede Municipal
O projeto de lei encaminhado pela prefeita Capitã Lucimara e aprovado pela Câmara Municipal nesta terça-feira (21) para a criação de novos cargos na área da Educação vai contribuir para equacionar uma defasagem no quadro de professores na rede municipal de ensino de Valinhos. Segundo a Secretaria de Educação, o principal objetivo das novas contratações será para suprir a rede com professores substitutos e principalmente para atender às duas creches recém colocadas em funcionamento pela Prefeitura, nos bairros Nova Palmares e São Luiz. Dos 470 novos cargos, a maior parte deles será para Professor I (200 cargos).

A prefeita Capitã Lucimara ressalta que o projeto apresentado e aprovado pelos vereadores, que inclui na estrutura administrativa da Prefeitura os cargos voltados à Educação, tem como meta a contratação de professores visando o aumento de vagas na Educação Infantil, sobretudo, e na solução de professores substitutos para evitar ausência de professores nas unidades escolares. A previsão é que haja a contratação imediata de 100 professores para os anos de 2022 e 2023. Ainda, outros serão chamados conforme as necessidades da Secretaria da Educação.

“As novas contratações, que também não serão imediatas na totalidade, no quadro do magistério no município, são fundamentais para atender à demanda da rede pelos próximos 10 anos, com foco na contratação de professores substitutos, pois atualmente temos sérios problemas para repor aqueles que se ausentam das salas de aula por problemas de saúde, por exemplo, ou em casos de aposentadorias, que implicam em alguns momentos na falta de aulas aos alunos. Outro objetivo é compor o quadro dos educadores para o atendimento da capacidade máxima das novas creches do Palmares e São Luiz entregues recentemente, que têm capacidade juntas para atender 300 crianças. Além disso, os novos professores a serem contratados também serão disponibilizados para projetos de reforço e recuperação dos alunos, especialmente em razão dos conteúdos prejudicados nos anos mais críticos da Pandemia”, explica a prefeita.

Outra vantagem, conforme a Secretaria de Educação, é que com a chegada de novos professores será possível, inclusive, desenvolver diversas ações voltadas à formação de professores que será ampliada. “A formação continuada de professores é essencial para o desenvolvimento das competências necessárias para orientar a aprendizagem dos alunos em um mundo de constantes mudanças. Neste primeiro semestre de 2022, a Secretaria da Educação realizou diversas ações formativas com os professores e gestores da rede municipal de educação e temos projetos para expandir ainda mais essa necessidade”, destaca a secretária Claudineia Vendemiatti Serafim.

Segundo a Secretaria de Educação, neste ano de 2022 a rede também já recebeu 9 professores efetivos da Educação Especial para atendimento nas Salas de Recursos. Ainda na sessão de terça-feira, foi aprovado projeto de lei que autoriza a prefeita Capitã Lucimara a abrir um crédito adicional suplementar no orçamento até o valor de R$ 3.852.000,00. Parte do valor será destinado para ampliação e reforma do prédio onde funcionava a antiga EMEB Emely Tofolo Machado, na Capuava, onde será as futuras instalações de uma nova CEMEI com o mesmo nome, e também para contratação de cuidadores e intérpretes de Libras nas escolas.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos