30 JUN 2022
Valinhos segue com queda de novos casos positivos de Dengue
Valinhos segue apresentando queda no número de casos confirmados de Dengue. De acordo com balanço desta quinta-feira (30), divulgado pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, desde o início do ano, foram registrados 952 casos positivos (sendo 936 autóctones e 16 importados) e 1.089 foram descartados. Nas últimas semanas, mais de 90% dos casos positivos registrados são antigos, referentes ao mês de maio.

“Mais uma semana com resultados positivos dos esforços do poder público e da população para combater a Dengue, e assim vamos continuar trabalhando”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

O serviço de busca ativa é feito diariamente na cidade, no qual agentes de saúde visitam as residências em busca de pessoas com suspeita da doença, eliminam os focos do mosquito e conscientizam os moradores sobre os cuidados preventivos. O serviço também é feito no início da noite, das 17h00 às 19h30, das vezes por semana.

“Contamos com a conscientização de todos para que esses resultados positivos possam continuar na cidade”, comentou o secretário da Saúde, Dr. Luiz Gabriel Signorelli.

Formas de prevenção contra a Dengue
•    Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia;
•    Guardar garrafas com a boca virada para baixo;
•    Limpar sempre as calhas dos canos;
•    Não jogar lixo em terrenos baldios;
•    Colocar o lixo sempre em sacos fechados;
•    Manter baldes, caixas d´água e piscinas sempre tampados;
•    Deixar pneus ao abrigo da chuva e da água;
•    Eliminar copinhos plásticos, tampas de refrigerantes, cascas de coco em sacos que possam ser lacrados;
•    Furar latas de alumínio antes de ser descartadas para não acumular água;
•    Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;
•    Receber bem o Agente que, além da vistoria realizada, orienta o morador a como evitar o problema em sua residência.

Munícipes que observarem locais que podem servir como criadouro do Aedes Aegypti, podem denunciar ao sistema 156 e ao e-Ouve.

Local: Valinhos