04 JUL 2022
GABINETE DA PREFEITA
Ranking aponta Valinhos como a melhor cidade do Brasil em indicadores sociais
Valinhos é considerada a melhor cidade do Brasil na categoria Indicadores Sociais, de acordo com pesquisa realizada pela Consultoria Austin Rating, para a 2ª edição do Anuário Melhores Cidades do Brasil 2022, da Revista Isto É. Os índices avaliados foram Qualidade de Vida, Educação, Saúde, Habitação, Responsabilidade Social, Atenção ao Jovem e Desenvolvimento Humano. Em 2015, na primeira versão da pesquisa, a cidade havia ficado em 38º lugar.

“A base do nosso governo é o planejamento e, sobretudo, colocar as ações planejadas em prática. Estamos colhendo os frutos positivos do nosso trabalho e o ranking veiculado na Isto É nos mostra que estamos no caminho certo e assim vamos continuar trabalhando”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara que, em entrevista à Revista, na edição especial que traz o Ranking, nas páginas 87 e 88, ainda destacou os avanços de Valinhos, na sua gestão, em áreas avaliadas pela consultoria Austing Rating.

Ainda, no ranking geral de todos os indicadores (Sociais, Fiscais, Econômicos e Digitais), avaliando os 5.565 munícipios do país, Valinhos ficou entre as 3 melhores cidades do Brasil e 1º colocada na Região Metropolitana de Campinas (entre 50 a 200 mil habitantes). Em 2015, Valinhos estava em 24º lugar nesta categoria da pesquisa.

Em relação a todos os 5.565 municípios brasileiros, independentemente do tamanho, Valinhos está entre as 13 melhores do Brasil, no geral de todos os indicadores avaliados (indicadores Sociais, Fiscais, Econômicos E Digitais).

As ações e investimentos em todas as áreas que compõem o município, principalmente em Saúde, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Serviços Públicos, Educação e Tecnologia, realizadas pela Prefeitura, trouxeram este resultado para Valinhos.

Em 2021, Valinhos avançou para o grupo de cidades com melhor avaliação, em termos de números e tipos de alertas apontados pelo Tribunal de Contas, frente ao cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal. Comparando com os últimos 9 anos, a cidade avançou do quadrante Vermelho (que é o pior em termos de avaliação, por alto número de tipos e alertas de descumprimento) para o quadrante Verde (entre as cidades com menor quantidade e tipos de alertas).

O Desburocratiza Valinhos é um dos itens do plano de Governo da prefeita Capitã Lucimara e compõe diversas ações para facilitar o dia a dia do cidadão junto aos serviços públicos e, ao mesmo tempo, uma série de ações, como o Licença Ágil, para atrair mais investimentos e incentivar a geração de emprego e renda na cidade. O Licença Ágil facilita o processo de liberação de obras e habite-se em Valinhos, trazendo benefícios aos munícipes que tem um acesso mais rápido as suas solicitações. Neste primeiro mês, a Prefeitura emitiu 22 liberações de obras no município, levando em média 10 dias para cada emissão, o que antes do programa, levaria no mínimo 5 meses para todo o processo.

Na Saúde, a cidade também tem apresentado avanços, como o consórcio firmado com o CISMETRO, que possibilitou avanços em mutirões de exames e consultas, incluindo mais médicos para atendimento, mudanças para agilizar o atendimento em casos de urgência e emergência, sem contar os trabalhos realizados na Pandemia, nas fases mais críticas, para atender a todos os que procuraram o serviço de saúde, incluindo testes e orientações médicas.

Na área social propriamente dita, Valinhos também priorizou o atendimento dos idosos, com diversos serviços que foram retomados após a fase crítica da Pandemia, os atendimentos com cestas básicas às famílias mais vulneráreis, sobretudo durante o ano de 2021, junto com as ações do Fundo Social, e mais recentemente com a adesão do Programa Famílias Fortes que, em breve, vai elevar Valinhos com o selo de Município Amigo da Família.

Outra meta é alcançar 100% da cidade com iluminação a LED, trazendo mais segurança, conforto e modernidade a todos os bairros de Valinhos. Desde 2021, as equipes têm trabalho para cumprirem o cronograma de instalações luminárias por bairros, ruas, avenidas e espaços públicos do município. Hoje, a cidade já alcança 1 em cada 3 bairros iluminados a LED e apresenta resultados expressivos em iluminação pública.

Além disso, o programa Valinhos Educação Inovadora traz um pacote de ações voltadas aos avanços na qualidade do atendimento aos alunos da rede municipal de ensino e em vários segmentos, como a instalação de internet de fibra ótica em todas as escolas municipais e, neste ano, com o início de entrega de computadores, notebooks e lousas digitais. Outro ponto importante são os projetos pedagógicos para reforço do conteúdo prejudicado no período mais crítico da pandemia, como a inserção de kits de materiais pedagógicos, para trabalhos com os alunos em sala de aula e com a família, reforço escolar e recuperação para os alunos que tiveram prejuízos no aprendizado em função da pandemia, a formação contínua de educadores, além da entrega de creches para a redução do déficit de vagas.

Ainda, o programa Valinhos Mais Conectada busca tornar Valinhos uma cidade mais tecnológica, com ações como a instalação de internet fibra ótica, de alta velocidade, em 100% dos prédios públicos, o Plano Diretor de Tecnologia que vai implantar o cartão cidadão, os cadastros digitais e demais informações e serviços públicos, unificados em uma única central, além da entrega de computadores para as secretarias municipais, a fim de melhorar e agilizar os serviços e atendimentos.

Local: Valinhos