06 JUL 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Projeto de inclusão social da Prefeitura de Valinhos busca inserir alunos da APAE em novas oportunidades de trabalho
Os alunos da APAE (Associação de Paes e Amigos dos Excepcionais), de Valinhos, participaram de uma aula especial com o objetivo de conhecer as oportunidades que possam ter no mercado de trabalho, promovida pela Prefeitura de Valinhos, dentro de um novo projeto de inclusão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação.

“Em Valinhos queremos que todas as pessoas tenham as mesmas oportunidades na hora de concorrer às vagas de emprego, especialmente aquelas com necessidades especiais. Assim estamos percorrendo as unidades que atuam em áreas sociais e de inclusão em nossa cidade para orientar os jovens que eles têm direito e podem atuar no mercado de trabalho com o apoio do PAT, o nosso Posto de Atendimento do Trabalhador, onde temos equipes capacitadas para atendê-los e direcioná-los ao mercado de trabalho”, destaca a prefeita Capitã Lucimara.

O secretário da pasta, Rafael Agostinho, acompanhado da diretora de Inovação, Cristiane Faria dos Santos, conta que os alunos da APAE receberam a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação com bastante entusiasmo e interagiram na aula. Também estava presente a pedagoga Ana Paula Tieko, que coordena o trabalho pedagógico na entidade.

“Explicamos como é o serviço de encaminhamento para vagas de trabalho do PAT Valinhos voltado às pessoas com necessidades especiais. Foi uma aula bem descontraída e produtiva, onde também pudemos conhecer as atividades pedagógicas que os alunos recebem na instituição”, diz o secretário que ainda adianta o prosseguimento do projeto de visitas voltados às entidades sociais do município com o objetivo de colocar a equipe da secretaria à disposição para direcionamento de vagas de emprego a pessoas carentes ou desempregadas.

Horta orgânica

Outra atividade que a Secretaria, por meio do Departamento de Agricultura, propõe é de atuar junto à APAE com assessoria técnica na produção da horta orgânica que a entidade cultiva. “Eles nos mostraram durante a visita a horta e falaram da dificuldade que têm em cultivar as verduras e hortaliças com maior produtividade. Vamos dar uma assessoria para uma melhor fertilização do solo, adubação adequada, com a participação dos alunos”, afirma.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos